terça-feira, 4 de setembro de 2012

o 'elefante branco' estará pronto no final de 2013

Metade dos estádios da Copa do Mundo de 2014 não alcançou 50% da execução dos trabalhos a menos de dois anos do torneio, aponta relatório divulgado pelo Ministério do Esporte nesta segunda-feira. 

Entre as seis arenas que ainda não atingiram metade do cronograma em agosto estão as de Cuiabá (47%), Curitiba (45%), Manaus (44%), Natal (30%), Porto Alegre (33%) e São Paulo (48%). A previsão é que estes estádios estejam finalizados entre junho e dezembro de 2013. 

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o Brasil na semana passada e disse que os preparativos para o Mundial no país entraram em "ritmo de cruzeiro" e que foi informado não haver nenhum estádio em alerta "vermelho" para a Copa ou em zona crítica. 

O estádio Arena das Dunas, em Natal, é o que tem a pior situação. As obras começaram há apenas um ano e só neste mês será iniciada a montagem das arquibancadas. A previsão é que o local seja entregue em dezembro de 2013, apenas seis meses antes do Mundial. 

Já o estádio de Fortaleza é o mais avançado, com 87% das obras e previsão de entrega para dezembro deste ano. O Castelão terá capacidade para 67 mil pessoas e será uma das sedes da Copa das Confederações de 2013, evento-teste para o Mundial de 2014. 

As cidades de Belo Horizonte (78% dos trabalhos completados), Brasília (72%), Rio de Janeiro (62%) e Salvador (70%) são as outras cidades confirmadas para o torneio do ano que vem. 

A arena de Recife, com 51% das obras atingidas, está previamente selecionada para a Copa das Confederações, mas ainda não foi confirmada devido ao ritmo dos trabalhos. 

Valcke reconheceu que o estágio de Recife preocupa a entidade, que deve anunciar sua decisão no início de novembro.

Reuters

[Tem uns analistas por aí que ainda estão preocupados com o andamento das obras do Arena das Dunas, mesmo sabendo que a previsão é de conclusão para o final de 2013 e que a Copa só ocorrerá seis meses depois. O estádio passará seis meses fechado e ainda acham pouco? A minha preocupação é com o destino que será dado ao estádio. Os custos associados a sua manutenção serão bem elevados (quem bancará?). Quantos jogos serão realizados por ano? que eventos receberá?]

Nenhum comentário:

Postar um comentário