sábado, 22 de setembro de 2012

Pau dos Ferros: coleta de esgoto chegará a 70%


Lígia Cortez – ACS Caern

A cidade de Pau dos Ferros, no alto Oeste do Estado, terá coleta e tratamento de esgotos nos próximos seis meses para 70% dos domicílios. Atualmente a coleta de esgotos é de apenas 10% dos imóveis e com o aumento da população urbana nos últimos anos, há o risco de poluir o rio Apodi-Mossoró, fonte de abastecimento de água da cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai recuperar e adequar parte do sistema que teve obras iniciadas há mais de uma década e nunca foram terminadas, agora serão concluída por determinação da Governadora, Rosalba Ciarlini, observando a política de sanear o Estado. Neste sistema serão construídos emissários, redes coletoras e estações de bombeamento e de tratamento de esgotos, aplicando R$ 809 mil em recursos próprios nesta ação.

O diretor-presidente da Caern, engenheiro Yuri Tasso, está assinando nesta sexta-feira (21) a Ordem de Serviço que autoriza a Construtora Torres e Melo Ltda. (Constem) iniciar imediatamente os trabalhos na cidade de Pau dos Ferros, coletando esgotos de 900 imóveis. Serão saneados os bairros João XXIII, São Benedito, Cohab antiga, Manoel Deodato, Centro da cidade e parte do São Judas Tadeu e Frei Damião.

TRATAMENTO

Durante as obras serão implantados 1.200 metros de rede coletora de esgotos, com diâmetro variando entre 150 e 300 milímetros, além da Estação Elevatória (EE) para bombeamento dos esgotos que será construída no bairro João XXIII. A Estação de Tratamento (ETE) será erguida na saída de Pau dos Ferros para o município de São Francisco do Oeste, formada por três lagoas: anaeróbia, facultativa e de maturação. A ETE receberá também os dejetos oriundos do bairro Manoel Deodato que hoje são lançados no rio Apodi-Mossoró sem tratamento.

O gerente regional Djalma Neres Viana informou que o rio Apodi-Mossoró deságua na barragem Marechal Dutra em Pau dos Ferros de onde é captada toda a água bruta que abastece a cidade. Mesmo tratada e sem oferecer risco à saúde hoje, a Caern tem se preocupado com a manutenção de uma das mais importantes fontes de abastecimento de água da região do Alto Oeste Potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário