PESQUISANDO...
... sobre o Instituto que realizou a pesquisa em Portalegre, encomendada pelo PP, encontrei uma pérola; não é que o START, que teve o seu trabalho colocado por um blog partidário do DEM, como duvidoso, é o mesmo que realizou, na eleição passada, uma pesquisa para o então candidato Leonardo Rêgo, do DEM, em Pau dos Ferros.
VEJAMOS
http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-34411Publicadono Dia 13/09/2008 -Fabiano Souza
PAU DOS FERROS - O instituto Start em parceria com o CORREIO DA TARDE realizou nova rodada de pesquisa em Pau dos Ferros sobre a corrida sucessória, onde o prefeito Leonardo Rego(DEM), candidato a reeleição mantém mais de 50% do apoio do eleitorado local. Os pesquisadores ouviram 731 pessoas nos dias 9, 10 e 11 deste mês (terça e quarta-feira e quinta) em 22 comunidades do município, incluindo a zona rural. Com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e a confiabilidade da pesquisa é de 95% a nova pesquisa foi registrada na 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros, sob a petição nº 1375, e protocolo nº54250/2008.
O candidato a reeleição, lidera a corrida sucessória em Pau dos Ferros tanto na estimulada quanto na espontânea. Na espontânea, Leonardo foi citado por 51,3% dos entrevistados na pesquisa estimulada - aquela aonde o entrevistador diz os nomes dos candidatos para o eleitor. O candidato Nilton Figueiredo, do PP, tem 39,9%, das intenções de voto. A diferença pró Leonardo é de 11,4%.
PERGUNTO:
Se o Instituto tinha credibilidade para o DEM, em Pau dos Ferros, em 2008, que certamente o contratou, por que em Portalegre os números estão, antecipadamente, sendo desqualificados pelos aliados do Partido no nosso município, só porque foi contratado pelo PP ?
INTERESSANTE...
...é que, sem a divulgação dos números, da situação de cada candidato, os aliados do DEM já tentam, previamente, desqualifica-los e esquecem um pequeno detalhe:
E se o candidato democrata aparecer numa situação confortável, a população não deve acreditar ?
ATITUDES...
...como essa, onde não se analise os prós e os contras, acabam sendo prejudiciais muito mais, para quem quer prejudicar a outra parte.
NO SÁBADO...
...esse blog fará a divulgação dos números, depois de anunciado pelo partido, e vai analisar cada item da consulta, a partir do numero de eleitores do município.
Postado por Bernadete Cavalcante
[e a resposta publicada no blog de Edielson Soares. Questões muito delicadas envolvem a pesquisa encomendada por Manoel de Freitas Neto (PP) e também as afirmações da jornalista Bernadete Cavalcante. Não ficarei surpreso se o assunto terminar nos Tribunais]
A PESQUISA PAGA POR NETO DA EMATER
É bem interessante como os membros da mídia amestrada governista portalegrense estão alvoraçados e ansiosos pela divulgação do resultado da pesquisa paga por NETO DA EMATER.
Não é preciso ser nenhum gênio para compreender que uma pesquisa eleitoral paga por um candidato não merece credibilidade. O resultado será certamente favorável ao comprador.
A mídia governista esperneia tentando a todo custo emprestar alguma credibilidade a mal fadada estratégia do candidato situacionista que não conseguiu sequer disfarçar o propósito eleitoreiro que envolve a tal pesquisa. O açodamento levou ao cometimento de erros grotescos.
A mídia governista chegou ao absurdo de afirmar que o prefeito Leonardo Rêgo pagou por uma pesquisa na eleição de 2008 ao mesmo instituto contratado por Neto. Embora na mesma “nota jornalística” reconheça que a pesquisa de 2008 em Pau dos Ferros tenha ocorrido através de uma parceria do instituto com o Jornal Correio da Tarde.
E a blogueira ainda questiona a credibilidade dos outros editores de blogs de Portalegre, apontando “falhas” nas análises alheias, despudoradamente fazendo ilações sobre a vinculação política dos outros. Comportamentos desse tipo seriam cômicos se não fossem tão absurdos.
Reconheça-se que a blogueira fez uma acusação grave ao afirmar que o Democratas de Pau dos Ferros (supostamente através de seu presidente municipal prefeito Leonardo Rêgo) pagou por uma pesquisa em 2008 que foi registrada como sendo uma parceria de um Jornal e do instituto START.
A ansiedade é tanta que acaba mais uma vez colocando em dúvida a credibilidade do instituto pago por Neto, além de envolver o Jornal Correio da Tarde, o DEM pauferrense e o prefeito Leonardo Rêgo numa suposta farsa em 2008.
Vamos reproduzir o trecho publicado:
“PERGUNTO: Se o Instituto tinha credibilidade para o DEM, em Pau dos Ferros, em 2008, que certamente o contratou, por que em Portalegre os números estão, antecipadamente, sendo desqualificados pelos aliados do Partido no nosso município, só porque foi contratado pelo PP?”
Link: http://ditobendito.blogspot.com.br/
No mesmo link é possível conferir quem foi o contratante da pesquisa:
“O instituto Start em parceria com o CORREIO DA TARDE realizou nova rodada de pesquisa em Pau dos Ferros sobre a corrida sucessória[...]”
Mais ainda:
“PESQUISANDO... [...] sobre o Instituto que realizou a pesquisa em Portalegre, encomendada pelo PP, encontrei uma pérola; não é que o START, que teve o seu trabalho colocado por um blog partidário do DEM, como duvidoso, é o mesmo que realizou, na eleição passada, uma pesquisa para o então candidato Leonardo Rêgo, do DEM, em Pau dos Ferros.”
Os trechos entre aspas (“”) são de inteira responsabilidade do blog governista.
Na avaliação da blogueira verificamos uma acusação grave contra o Democratas de Pau dos Ferros, uma vez que afirma que foi o partido que contratou o instituto de pesquisa em 2008 e não o Jornal Correio da Tarde.
Então quem pagou o instituto START em 2008 foi o DEM? O instituto START recebeu por fora? Ou teria recebido do Jornal, conforme publicado e registrado no TRE-RN?
No final do último trecho transcrito a blogueira afirma sem meias palavras que o instituto START realizou uma “...pesquisa para o então candidato Leonardo Rêgo, do DEM, em Pau dos Ferros.”
No afã de querer justificar a contratação realizada por NETO em 2012 (reconhecidamente contratada por NETO, conforme informações do TER-RN) a blogueira acusa o prefeito de Pau dos Ferros de ter contratado os serviços da mesma empresa em 2008 e de, supostamente, ter “forjado” uma contratação através do Jornal Correio da Tarde.
Por todos os aspectos que se possa analisar é realmente uma acusação muito grave envolvendo o Instituto START, o Jornal Correio da Tarde, o presidente do Democratas de Pau dos Ferros em 2008, o partido Democratas e o prefeito de Pau dos Ferros.
Deixemos a acusação da mídia governista para as partes envolvidas e que devem ter total interesse em salvaguardar suas reputações.
Voltemos nossa atenção para a pesquisa realizada em Portalegre.
Imaginem por um momento se tivesse sido José Augusto o contratante de tal pesquisa, certamente, os membros da mídia amestrada portalegrense já teriam se revoltado e até com razão, pois não se concebe a divulgação de resultado de pesquisa eleitoral PAGA por uma das partes envolvidas na campanha.
Não existe outra perspectiva para descrever a situação: a pesquisa PAGA por NETO DA EMATER é o maior absurdo que já ocorreu numa campanha em Portalegre. Não se tem notícia de ato mais insano do que este e a publicação dos resultados, seja lá quais forem os números, compromete o equilíbrio da disputa eleitoral.
E a lorota de que os resultados poderiam ser favoráveis ao candidato José Augusto não convence nem quem escreve tais asneiras. Não existem argumentos que sustentem a tese de que um candidato possa PAGAR por uma pesquisa para favorecer o adversário.
Como é tarefa inócua se sugerir para alguns que tenham mais juízo, resta-nos alertar a população portalegrense de mais essa tentativa obscura e descabida de tumultuar o processo eleitoral em nosso município.
Aqueles que não respeitam a democracia e o jogo limpo são capazes de tudo para permanecerem no poder, inclusive lançar mão de expedientes rasteiros como PAGAR por uma pesquisa eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário