RN-00152/2012
24/09/2012
29/09/2012
Start Pesquisa e Consultoria Técnica LTDA.
Eleições Municipais 2012
PORTALEGRE/RN
ELEIÇÃO 2012 MANOEL DE FREITAS
ELEIÇÃO 2012 MANOEL DE FREITAS
ELEIÇÃO 2012 MANOEL DE FREITAS
3.810,00
Janiara Ferreira de Araújo
Reg. nº 9542
6ª Reg. nº11
18/09/12 18/09/12 362
Metodologia de pesquisa:
Pesquisa de natureza quantitativa realizada por meio de entrevistas individuais, diretas e pessoais, através de questionário devidamente elaborado (em anexo) contendo questões fechadas e abertas e inserido eletronicamente dentro de pc’s pocket’s (tecnologia esta já adotada pelo IBGE e outros órgãos e instituições), junto a amostra representativa da população objeto de estudo (eleitorado do município de Portalegre/RN).
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Plano de Amostragem foi desenvolvido em observância as estatísticas oficiais do TRE-RN (2012), distribuídas por sexo/idade/bairro. Foi utilizada uma amostra aleatória autoponderada de 362 eleitores a partir dos 16 anos residentes no município de Pedra Grande, distribuída por seus bairros/localidades dentro de suas zonas administrativas (Urbana e Rural). A identificação da unidade amostral (eleitor) ocorre aleatoriamente em estrita obediência ao sistema proporcional de cotas amostrais (técnica survey ) definidas em função das variáveis diretas - sexo e idade -, às quais foram controladas ao nível de pesquisador e coordenador, de modo a constituir verdadeiras amostras independentes, retiradas sob as mesmas condições de tempo e espaço, o que permite a oportuna análise inferencial. As variáveis indiretas - renda e escolaridade -, assim definidas pela ausência de parâmetros locais atualizados e/ou confiáveis, são controladas pela distribuição espacial, técnica e aleatória da amostra. Sendo esta formada por 362 entrevistas aplicadas junto à população residente e votante no bairro/localidade. O Intervalo de Confiança da pesquisa é a proporção ou probabilidade ( P ) estimada mais a variação, para mais ou para menos, da margem de erro máxima de 5,0% (supondo a variação máxima), calculados para um nível de confiança de 95%.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
O sistema interno de controle e verificação opera-se, a priori, pela estrita observância das fases do método estatístico, com base na correção crítica e unitária de cada instrumento de coleta (Pc’s pocket’s), quanto a seu correto preenchimento e a inteira obediência ao plano amostral individualizado que dispõe cada pesquisador, plano este entregue e verificado pelo coordenador de campo e o coordenador geral. Supervisão de um coordenador de campo para fiscalização dos questionários aplicados in loco. Há também controle digital através de sistema de processamentos de dados que critica quaisquer inconsistências quanto aos dados de entrada, além do posteriori cruzamento das respostas das questões principais por cada pesquisador, e verificação de tendenciosidade.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):
Cidade (U) ; Região Baixa Grande (R) ; Região do Genipapeiro (R) ; Sítio Pega (R) ; Região do Bom Sucesso (R) ; Região do Arrojado (R)
Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.
http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=11944
Nenhum comentário:
Postar um comentário