Escrito por Jean Carlos Seg, 01 de Outubro de 2012 15:52
Uma pesquisa eleitoral realizada no último dia 18, no município de Portalegre, região oeste do Estado, aponta a vitória do candidato do Partido Progressista, Manoel de Freitas Neto, conhecido como Neto da EMATER, com mais de 55 por cento dos votos.
A amostra foi feita na cidade e em diversas comunidades da zona rural e o candidato da coligação Portalegre cada vez melhor, formada pelos partidos PP. PMDB, PC do B e PTB, ganha na cidade e na zona rural, com quase 19 pontos de vantagem sobre o seu concorrente, o vereador José Augusto Rêgo, do DEM, candidato que Neto da EMATER já derrotou, em 2000.
A Pesquisa aplicada pelo Instituto Start foi registrada junto ao TER/RN sob o número 152/12. A consulta ouviu 362 eleitores, a partir dos 16 anos, e a metodologia aplicada utilizou-se de pergunta espontânea e estimulada. E nas duas formas de consulta ao eleitor o candidato Neto da EMATER, vence em ambas.
Neto da EMATER aparece com 55,3 por cento da preferência do eleitorado na entrevista espontânea e 55.5 na estimulada, quando o seu adversário aparece com 36,7 e 37,9, respectivamente.
Rejeição:
O candidato do DEM, José Augusto Rêgo, só aparece na frente de Neto da EMATER, no índice rejeição. Ele tem 52,5 % de rejeição contra 35,9 % de Neto da EMATER.
Mudança de voto:
Outro dato interessante a ser considerado é que, quando a pesquisa indaga o eleitor sobre a possibilidade de mudar o voto, a probabilidade de isso acontecer entre os eleitores que disseram votar em Neto da EMATER, é praticamente nula, o que confirma a determinação do eleitor em votar no candidato do PP.
A margem de erro da amostra que é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
[a pesquisa foi realizada em 18 de setembro e encomendada pelo próprio candidato Neto da EMATER. Ainda de acordo com o registro do TRE a pesquisa realizada pela START teria custado aos cofres da campanha de Neto pouco mais de R$ 3.800,00. Para quem duvida da isenção de quase todas as pesquisas, mesmo aquelas em que os institutos são contratados por jornais, rádios, TVs, tem uma excelente oportunidade para elucubrações. Ou não?][Na mesma sondagem, supostamente, teriam perguntado sobre intenções de votos para vereador e sobre a avaliação das gestões municipal e estadual. De acordo com um portalegrense Neto ainda não tinha se interessado em publicar tudo o que comprou. Ok!]
Nenhum comentário:
Postar um comentário