Portal Jornal de Hoje
Uma das novidades desta edição do Espaço Empreendedor é a unidade que demonstra as vantagens da implantação do pastejo rotacionado. Trata-se de um sistema em que a pastagem é subdividida em piquetes, que são pastejados em seqüência por um ou mais lotes de animais. Isso representa uma vantagem em comparação aos pastejos contínuo e o alternado.
De acordo com o gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae-RN, José Ronil Rodrigues, o sistema apresenta diversos benefícios para o produtor, um deles é o aumento de produtividade das vacas e redução de custos. “Com essa metodologia implantada no Rio Grande do Norte pelo projeto Balde Cheio, o pecuarista reduz pelo menos seis etapas do processo produtivo, o que reflete em economia de recurso e, principalmente, tempo”, garante José Ronil.
Anderson Ricardo Dantas resolveu apostar nesse sistema e contabilizar bons resultados. O criador tem uma pequena propriedade de quatro hectares no município de Parelhas, distante 232 quilômetros de Natal, e adotou o pastejo rotacionado em parte da fazenda em julho do ano passado. A estiagem chegou e o Delton, como é mais conhecido, não sofreu baixas no rebanho. Ao contrário, a produção de leite só aumentou. Antes, conseguia tirar 30 litros de leite por dia. A implantação do sistema contribuiu para elevar essa produção para 80 litros diários.
“A seca fazia o gado sofrer e a implantação do pastejo foi a solução ideal para enfrentar esse tipo de problema”, reconhece Anderson Dantas, explicando que, a cada dia, as vacas ficam reunidas em um único piquete e se alimentam sempre de capim novo, que é mais nutritivo. Com a produção em alta, o leite excedente é transformado em queijos, que são vendidos ao preço de R$ 17,00 o quilo.”Foi uma forma que encontrei de reduzir desperdício e ter uma renda extra. Participei de um curso do Sebrae de fabricação de queijo e consegui melhorar as receitas”, conclui o pecuarista.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Espaço do Sebrae destaca a evolução da pecuária leiteira
- Espaço mostra evolução da pecuária no Estado
- Pesquisa do Sebrae mostra que as empresas familiares são 90% do total
- Petrobras e Sebrae-RN realizam Encontro da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário