sábado, 11 de maio de 2013

Barragem de Pau dos Ferros já recebeu 1,3 milhão de metros cúbicos



Moises Gurgel
Chuvas no Alto Oeste promove cheia de pequenos reservatórios
Pequenos reservatórios da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte começaram a transbordar com as chuvas registradas nas últimas semanas. Entre a quinta-feira (9) e ontem, a Barragem de Pau dos Ferros já recebeu 1,3 milhão de metros cúbicos de água.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) informa que na quinta-feira, choveu 130mm em Martins e 110mm nas cidades de Encanto e Serrinha dos Pintos. As chuvas registradas na região do Alto Oeste alimentam a barragem de Pau dos Ferros.
O reservatório, que abastece as cidades da região, chegou a ficar com apenas 11% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 56 milhões de metros cúbicos de água. Estava prestes a entrar em colapso, levando o poder público municipal e o Governo do Estado a contratar o projeto de R$ 88 milhões para fazer um sistema adutor expresso para abastecer as cidades da região com água da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, que armazena 600 milhões de metros cúbicos de água.

Com as chuvas dos últimos dois dias, o volume da barragem de Pau dos Ferros já se aproxima de 20% de sua capacidade total de armazenamento, conforme levantamento diário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), do Governo do Estado.
A Barragem de Pau dos Ferros está com 10,3 milhões metros cúbicos de água. As informações são do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Nos demais municípios, o Boletim Pluviométrico da Emparn registrou índices abaixo dos 100 milímetros.
JORNAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário