terça-feira, 11 de junho de 2013

órgão do ministério da fazenda emite nota técnica sobre golpes financeiros ou esquema de pirâmide travestido de marketing multinível cai quem quer...

“A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae/MF) encaminhou no último dia 17 à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ) nota técnica sobre golpes financeiros, especialmente o de pirâmides.
A análise da Seae/MF destaca as características dos golpes mais comuns, além de compará-los às operações legítimas de empresas que optam por promover seus produtos ou serviços por meio de sistemas de vendas diretas ou de marketing multinível. Além disso, a Nota Técnica nº 60 COGAP/SEAE/MF também demonstra a razão pela qual os golpes descritos são insustentáveis.
   Tendo em vista que os tais golpes atingem especialmente a parcela da população com menor grau de instrução financeira, a Nota foi enviada à Senacon/MJ, para que aquele órgão adote as medidas que entender pertinentes.”
……………………………………….
Vejam as Conclusões do estudo:
“Apesar de muitas vezes operarem por algum tempo e de, durante esse tempo, atenderem ou superarem as expectativas de retorno de alguns participantes, inexoravelmente, esquemas piramidais irão ruir e dar prejuízos a uma parcela significativa de seus “investidores”. A falência de uma pirâmide não decorre, como se observa nos negócios legítimos, de choques de demanda, concorrência com agentes mais eficientes ou outros fatores de mercado, mas do inescapável limite de pessoas propensas a aderirem a ela”.
Vejam aqui o link para o estudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário