terça-feira, 9 de julho de 2013

rn: relatório da dengue

Dois meses após o fim do contrato de 137 agentes de endemias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou no último sábado, no Diário Oficial do Município, a convocação dos  prestadores de serviço. O contrato dos agentes havia encerrado no dia 6 de maio.

No primeiro semestre deste ano, Natal já teve 1.258 notificações de casos suspeitos, ficando atrás apenas de Pau dos Ferros, onde esse número foi de 1.273. Atualmente, a SMS conta apenas com 270 agentes de endemias do Município para trabalhar no controle do mosquito transmissor da dengue. De acordo com o administrador do Centro de Zoonoses da SMS, Sérgio Ernani, os agentes prestadores de serviço ainda passarão pelo processo de assinatura dos contratos. 

Os agentes terão até a próxima sexta-feira para se apresentarem à SMS e assinar os contratos. “Depois disso, o Departamento de Gestão vai encaminhar um documento indicando quando será feita a apresentação desses agentes para Centro de Zoonoses”, esclarece Sérgio Ernani. Até o dia 29 de junho, o Rio Grande do Norte registrou 11.288 casos notificados como suspeitos de dengue, sendo 3.193 confirmados. 



Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kristiane Fialho, 3.138 casos foram de dengue clássico e outros 55 são considerados graves, sendo 30 decorrentes de dengue com complicações e 25 de febre hemorrágica do dengue.   

No primeiro semestre de 2013 foram confirmados cinco óbitos causados por dengue, sendo três por complicações da doença e dois por febre hemorrágica do dengue.

O RN possui 63 municípios com incidência alta da doença, 34 com incidência média, 48 com incidência baixa e 22 considerados como de incidência silenciosa.  Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.273), Natal (1.258), Currais Novos (539), Santa Cruz (515) e Parelhas (489).“Realizamos operações com carros-fumacê em 31 municípios do Estado para combater o mosquito”, informa Kristiane Fialho. A coordenadora do Programa enfatizou que a população deve tomar cuidado no sentido de evitar a propagação do mosquito.


via TN

Bairro São Judas Tadeu recebeu mutirão contra a dengue; na próxima quinta, será no bairro Paraíso


Através da Secretaria de Saúde, em parceria com diversos outros órgãos, a Prefeitura de Pau dos Ferros realizou, na sexta-feira, 05, mais um mutirão de combate a dengue. O trabalho foi realizado no bairro São Judas Tadeu.
A equipe, que realizou o trabalho educativo, teve como ponto de encontro a Unidade de Saúde do bairro. De lá, seguiram por todas as ruas do bairro, conversando com moradores, identificando e eliminando os possíveis focos de reprodução do mosquito.
O trabalho desenvolvido pela Secretaria é muito importante, porém, o sucesso desta atividade depende, fundamentalmente, da colaboração da população. Todos devem receber os Agentes de Endemias e de Saúde em suas casas e ajudar na identificação dos possíveis locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

E o trabalho não pode parar. Para isso, a Prefeitura já marcou para quinta-feira, 11, a próxima atividade, que será no bairro Paraíso, com ponto de encontro na unidade de saúde. 


Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário