Os professores e estudantes da UERN irão paralisar as atividades, no próximo dia 11 de julho, para se unir às demais entidades sindicais e populares em nível nacional que promoverão o “Dia Nacional de Luta”. A paralisação foi deliberada em conjunto pela ADUERN e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição. (Ver matéria retirada do site da ADUERN - AQUI)
Diante do exposto, anunciamos, que, no CAMEAM, todas as atividades administrativas e acadêmicas serão paralisadas manifestando apoio ao “Dia Nacional da Luta”, para que os docentes e discentes possam participar das atividades planejadas pela ADUERN e DCE na cidade de Pau dos Ferros/RN.
Qualquer informação sobre a paralisação e programação a ser desenvolvida, aqui em Pau dos Ferros, pode ser solicitada diretamente à Profa. Edilene Rodrigues, edilene.r.b@gmail.com, pela representação da ADUERN no CAMEAM.
Definida programação do “Dia Nacional de Luta” |
Os professores e alunos da UERN elaboraram a programação para o “Dia Nacional de Luta” organizado pelas centrais sindicais em todo o país. Nesta quarta-feira, 10, será lançada a primeira parte do vídeo “A UERN hoje”, no Centro de Convivência do Campus Central da instituição, no horário das 7h30 às 10h30 e das 18h30 às 21h30.
O vídeo conta com depoimentos e imagens da infraestrutura do Campus Central da Universidade. Nos próximos dias, será produzida a sequência com os campi avançados. Juntamente com a veiculação, será lançada a exposição fotográfica “A UERN hoje”, que mostra imagens de todos os campi da instituição, além de residências universitárias. O vídeo e a exposição serão levados para os outros campi da UERN.
Já na quinta-feira, 11, os professores e estudantes irão paralisar todas as atividades por 24 horas e se unir às demais entidades sindicais e populares. Em Mossoró, será realizada uma mobilização de rua, com concentração a partir das 7h, na praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Em passeata, os manifestantes seguirão até a praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax).
Às 19h, os segmentos da UERN irão se reunir, na sede da ADUERN, em uma roda de conversa para discutir a situação atual da Universidade, bem como debater o vídeo e a exposição.
A pauta da classe trabalhadora brasileira inclui: 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública; aumento nos investimentos da saúde pública; posição contrária ao Projeto de Lei 4130/2004 (que trata sobre terceirização da mão de obra); redução da jornada de trabalho; contra a privatização dos hospitais universitários e da previdência do servidor; fim do fator previdenciário; paridade entre ativos e aposentados; reajuste salarial digno; e valorização do servidor público.
Os professores e estudantes da UERN incluem reivindicações como: universidade de qualidade, pública, gratuita, mais verbas, melhores condições de trabalho, infraestrutura decente, autonomia financeira, concurso público e assistência estudantil digna.
Campi Avançados também realizam programação
Os Campi Avançados da UERN também irão paralisar as atividades por 24 horas e elaboraram programação para o “Dia Nacional de Luta”. Em Natal, será realizado o evento “Se você quer uma UERN padrão Fifa: vem pra luta!”. Hoje, às 17h, haverá uma oficina de cartazes. Já amanhã, dia da paralisação, às 9h, será realizado o “Ato do Dia Nacional de Lutas”, com concentração no cruzamento das ruas Salgado Filho e Bernardo Vieira. Às 17h, ainda acontecerá a “Roda de conversas sobre o movimento estudantil na UERN”, no auditório do campus.
Em Pau dos Ferros, a ADUERN e o DCE se juntam ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), SINTAUERN e o movimento estudantil secundarista para um ato público nesta quinta-feira. A concentração será realizada às 8h, na Praça de Eventos. Às 8h30, terá início a manifestação que seguirá até a Câmara Municipal. Às 19h, será realizada a roda de conversa “Discutindo a UERN”, no auditório do campus. Também será veiculado o vídeo produzido pela ADUERN seguido de uma conversa sobre o diagnóstico da UERN.
Em Assu, será realizada uma panfletagem no campus, hoje, às 19h, para informar os alunos e professores sobre a paralisação de amanhã. Já em Patu, nesta quinta-feira, os professores e alunos visitarão as rádios do município para expor os motivos da mobilização na universidade. À noite, será exposto o vídeo “A UERN hoje”. Em Caicó, a primeira parte do vídeo será exibida amanhã, às 17h, no setor das Clínicas do campus.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário