segunda-feira, 12 de agosto de 2013

rn: Menos de 40% das escolas dispõem de bibliotecas em sua estrutura

 Portal JH
Conforme a legislação federal, todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil deverão possuir biblioteca até o ano de 2020. Mas a realidade atual é bastante diferente disso. Um levantamento do “Movimento Todos Pela Educação”, com base no censo escolar de 2011, mostrou que para o Brasil atingir essa meta será necessário que 34 bibliotecas sejam abertas, por dia, considerando apenas a rede pública.
A falta de políticas públicas sinaliza atraso para o alcance dessa meta, o que requer a mobilização da sociedade civil, no sentindo de exigir do poder público a garantia desse direito de cidadania.
O portal Observatório da Educação do Rio Grande do Norte, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON/RN) realizou um estudo para conhecer o tamanho do desafio das escolas potiguares que ainda precisam construir suas bibliotecas.
O estudo teve como objetivo conhecer os colégios do Estado que afirmam dispor do local, levantar o déficit de bibliotecas nas redes de ensino estadual e dos municípios, além de contribuir para o planejamento de políticas públicas de promoção da leitura e de acesso à cultura escrita, que tenham por meta zerar o número de escolas sem biblioteca.
Para atingir esses objetivos foram filtradas informações nas planilhas dos microdados do censo escolar de 2012, planilhas que são compostas a partir das informações prestadas pelos gestores das próprias escolas.
Segundo os dados, todas as 20 unidades federais instaladas no RN possuem biblioteca; no Estado, apenas 486 das 683 instituições atendem a exigência, o que representa 71%; no município a situação é bem pior, já que apenas 506 (19%) das 2598 têm esse espaço. Entre as particulares, o desempenho melhora, são 475 (76%) do total de 624 com biblioteca. Em números gerais, o Estado possui 1.487 escolas com áreas para livro e leitura, ou 38% do total de 3.925.
O levantamento revelou que em 166 municípios do Rio Grande do Norte há pelo menos uma escola que informa ter biblioteca. No município de Pedra Preta não consta escola com biblioteca, mas três escolas informaram ter sala de leitura. Em 21 municípios pelo menos 50% das escolas dispõem de bibliotecas. Em 14 municípios há entre 40 e 46% das escolas com biblioteca e em 47 municípios há entre 20 e 29%. Em 50 municípios há entre 10 e 19% das escolas com biblioteca e em 14 municípios menos de 10% das escolas contam com esse equipamento.
Conforme alerta o relatório do levantamento, não se tem conhecimento sobre as condições dos espaços físicos, dos acervos e das programações pedagógicas das bibliotecas que as escolas dispõem. “A existência do espaço é condição essencial, ponto de partida, para um projeto de promoção da leitura que tem a biblioteca como referência para uma comunidade de leitores. Por isso mesmo é preocupante o déficit de bibliotecas escolares no RN, sobretudo nas escolas municipais”, informa o documento.
O relatório é encerrado com três recomendações diante das novas estatísticas apontadas. A primeira é endereçada para as secretarias de educação, que devem estabelecer metas para zerar o número de unidades sem bibliotecas. Depois as redes de ensino mais complexas, com várias escolas espalhadas pelos distritos, que realizem fusões de unidades com o objetivo de oferecer transporte escolar para os estudantes e colégios melhor equipados. Por último, que as 332 escolas com salas de leitura avancem no processo de transformação das mesmas em bibliotecas.

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