sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A SOCIOECONOMIA E O MEIO AMBIENTE DO VALE DO AÇU NO LIMIAR DO SÉCULO XXI

Autores:
Joacir Rufino de Aquino
Raimundo Inácio da Silva Filho
Maurício Miranda

1 – INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar, ainda que maneira sucinta, os principais aspectos socioeconômicos dos municípios da microrregião do Vale do Açu, no estado do Rio Grande do Norte (RN), procurando compreender como os mesmos se encontram diante de algumas das metodologias oficiais adotadas no país para a medição do desenvolvimento humano.

Para a consecução do objetivo proposto, procurou-se verificar a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) regional no período de 1999 a 2010, os números da pobreza extrema e os indicadores de qualidade de vida dos municípios da microrregião. A partir das informações coletadas e analisadas de forma comparativa com a realidade estadual, pretende-se possibilitar ao leitor uma visão panorâmica da socioeconomia e dos desafios ambientais enfrentados pela população açuense no século XXI.

A estrutura do texto está dividida em cinco partes, além dessa breve introdução. A próxima seção apresenta os aspectos locacionais e demográficos do espaço territorial estudado. A terceira seção faz um breve balanço das transformações econômicas ocorridas no Vale do Açu e analisa o desempenho recente de sua economia. Já as duas seções seguintes são dedicadas a discussão da situação social e ambiental vivenciada nas localidades em foco.


Finalmente, na última seção, são tecidas algumas considerações finais, buscando sintetizar os principais pontos abordados.

A íntegra do trabalho não se encontra disponível na internet, mas acabou de ser publicada na Revista do Instituto Cultural do Oeste Potiguar - ICOP  (n. 17, julho 2013). Caso haja interesse encaminhe e-mail ao blog que encaminharei o arquivo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário