Elitânia Evangelista da Silva, Elisângela Cabral de Meireles
Resumo
Tendo em vista a Economia Solidária como forma de produção,
consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano,
baseada no cooperativismo, cuja finalidade é a qualidade de vida no trabalho,
promoção de ações sociais e a democratização da economia, o presente estudo tem
como objetivo geral analisar a Agricultura Familiar e a Economia Solidária como
fator de competitividade na Cooperativa de Beneficiamento Artesanal de Castanha
de caju do Rio Grande do Norte (COOPERCAJU) e sua dinâmica no mercado
internacional. Quanto a metodologia o estudo se configura como pesquisa
exploratória- descritiva, com caráter qualitativo e quantitativo. Para tanto,
foi realizado um estudo de caso na COOPERCAJU pela entrevista e aplicação de
questionários, estruturado e não-estruturado, junto à gestora da cooperativa,
que contribuiu de forma satisfatória aos questionamentos relacionados à
cooperativa e os associados, objetivando responder à problemática em questão,
no estudo. Os resultados obtidos demonstraram que a Economia Solidária se
mostra pertinente na cooperativa, cujo principal produto comercializado, a
castanha orgânica, é totalmente inserido no comércio justo (Fair Trade) e
solidário, onde as ações da Economia Solidária se mostraram como fator determinante
para a competitividade da amêndoa de castanha de caju no mercado internacional,
bem como para o desenvolvimento social e a qualidade de vida da comunidade
inserida no processo.
PALAVRAS-CHAVE: Economia Solidária. Competitividade. Cooperativa.
PALAVRAS-CHAVE: Economia Solidária. Competitividade. Cooperativa.
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