O Município de Portalegre, no Rio Grande do Norte, possui um rico acervo histórico, cultural e ambiental, apresentando recursos potenciais e infraestrutura viáveis economicamente para o turismo. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade do turismo de natureza, com ênfase no ecoturismo, geoturismo e turismo de aventura no referido município.
Na tentativa de diversificar a atividade turística no interior do Rio Grande do Norte, investigar e analisar a existência do turismo de natureza no Estado, bem como avaliar a situação atual da atividade turística em Portalegre, com a finalidade de conhecer quais as perspectivas referentes a este segmento.
Para tal diagnóstico foram utilizados dados obtidos através de fontes secundárias (bancos de dados, bases de dados), observação in loco, bem como através de entrevistas com o poder público e com a população.
A partir de um conjunto de ações já formulados no Município – da população, da iniciativa privada e pública – é possível aproveitar de forma sustentável os atrativos turísticos da localidade, garantindo benefício a todos os atores do processo.
No entanto, é necessário que as autoridades competentes, bem como os investidores do setor promovam uma mudança na conduta turística vigente, atingindo níveis sociais elevados, para que dessa forma o processo turístico transcorra até atingir os objetivos ambientais, sociais e econômicos desejados.
Fernanda Cauper Viana & Marcos Antonio Leite do Nascimento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Fonte: AQUI
via blog de Edielson Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário