A TN publicou reportagem com o posicionamento da deputada Márcia Maia (PSB) sobre as alianças que o partido considera viáveis. Aceita conversar com todo mundo, exceto o DEM.
A 'socialista' convertida diz que o partido tem afinidades com PT. Aceita a companhia do PT na costura do chapão, embora saiba, como as pilastras da ponte de Todos também 'sabem', que o PT não fará alianças com os socialistas convertidos. O PT prioriza a reeleição de Dilma e não quer se misturar com os apoiadores de Eduardo Campos.
A lenga-lenga servirá para justificar, no futuro próximo, que a não participação do PT no 'chapão' seria fruto do 'radicalismo' petista.
De quebra, a rejeição ao DEM laranja no 'chapão' tem como propósito diminuir o congestionamento na proporcional (eleição dos deputados). O PSB quer 'casamento' com o PMDB (Fernando Bezerra - para governador), o PROS (Ricardo Motta também gosta da exclusão do DEM para beneficiar Rafael Motta para federal) e o PR (com João Maia para vice governador ou, alguém indicado por ele). Vilma seria a candidata a senadora do grupo.
Ainda convém lembrar que o deputado Agnelo Alves (pai dos prefeito de Natal) já teria adiantado o apoio de seu partido (PDT) ao projeto do PMDB. O PV também estará na barca.
'Chapão' forte, sem dúvidas.
E o PT?
Poderá compor com PSD de Robinson Faria ou lançar uma chapa puro sangue.
E o DEM?
Caso consiga a união interna já terá enormes dificuldades.
Dividido?
O DEM laranja poderá 'salvar' Felipe Maia (prioridade de Agripino) e alguns nomes para a AL, caso consiga amarrar uma coligação na proporcional com o PMDB. Caso fiquem isolados ou coligados com o PSDB terão enormes dificuldades.
O DEM rosa tem a simpatia do PP (Betinho Rosado que não quer conversa com o DEM laranja), PSC (comandado pelo filho de Betinho) e o PSDB.
E Rosalba?
Candidata a reeleição teria o apoio do PP e PSC. O DEM laranja, caso fique isolado, terá que apoiá-la com maior vigor.
As chapas:
DEM
Governo: Rosalba
Vice: ?
Senado: ?
Presidência: DEM laranja = Aécio (?); DEM rosa e PP = Dilma (?);
'CHAPÃO' - PMDB; PSB; PROS e PR
Governo: Fernando Bezerra (PMDB)
Vice: João Maia ou outro do PR
Senado: Vilma (PSB)
Presidência: PMDB, PROS e PR = Dilma; PSB = Eduardo Campos;
PT e PSD
Governo: Robinson Faria (PSD)
Vice: nome do PT;
Senado: Fátima Bezerra (PT);
Presidência: PT e PSD = Dilma
PT - puro sangue
Governo: Mineiro;
Vice: ?
Senado: Fátima Bezerra (PT);
Presidência: PT = Dilma.
O PSD ficando isolado migrará para o 'chapão' e poderá indicar o vice de Fernando Bezerra (Fábio para vice e Robinson para federal). Em tal cenário ousaria substituir Fernando Bezerra por Henrique Alves e aumentar a chance do DEM laranja se juntar ao grupo, viabilizando uma aliança na proporcional com o PMDB (Henrique, evidentemente, aceita, mas encontra a resistência dos demais parceiros que visualizam um cenário muito apertado na chapa proporcional).
Amanhã tudo estará diferente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário