Professor Elismar Beserra, Coordenador
Geral do Núcleo Municipal do SINTE/RN em Portalegre, encaminhou e-mail sobre a reunião que ocorreu em 06-01-2014.
Leiam:
COMPROMISSO
"Às 08 (oito) horas do dia 06 (seis) de janeiro de 2014 (dois mil e catorze) em Assembleia Geral entre o SINTE/RN e o Executivo Municipal realizada na sede da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, à Rua Antonio de Freitas, 08 Portalegre-RN, na qual estiveram presentes: o Exmº. Senhor Prefeito – Manoel de Freitas Neto, o Vice-prefeito José Edson de Paiva, o Secretário Municipal de Educação e Desporto - Professor Francisco de Sales Andrade, os senhores(as) vereadores(as) o Coordenador Geral do SINTE-RN Estadual José Teixeira e o Coordenador Geral do Núcleo Municipal do SINTE/RN em Portalegre - Professor Elismar Bezerra, e demais Coordenadores do Núcleo. Na referida assembléia estiveram também os professores, foi discutido e acordado entre as partes acima citadas, que o representante do executivo municipal está ciente que a diferença do piso acumula 22,22% do ano de 2012 e mais 8,23% do ano de 2013 somando assim 30,45% e mais 8,32% em 2014, totalizando 38,77%, contudo o senhor de Prefeito assume compromisso de efetivar a partir do mês de janeiro de 2014 um reajuste de 8,32 %. Mas com essa garantia de 8,32% correspondente ao ano de 2014, ainda o acumulativo é de 30,45%. Então 8,32% é um reajuste insignificante com relação à defasagem supracitada, e além do piso nacional o município não está cumprindo 1/3 de hora atividade, progressão horizontal, progressão vertical. O SINTE-RN lançou várias propostas de negociação a ser cumprida no decorrer do ano a partir de fevereiro, mas infelizmente não foram acatadas pelo executivo municipal."
É um avanço, ainda tímido, mas acredito que a prefeitura poderá melhorar a proposta, principalmente demonstrando sensibilidade para negociar a defasagem acumulada em 2012 e 2013 e também o pagamento das progressões e o 1/3 da hora atividade.
Relembre um trecho do discurso na posse de Neto:
"Administraremos com transparência e participação da população, ouvindo a coletividade, as associações, os sindicatos, os conselhos acerca de suas necessidades mais urgentes, buscando atendê-las com a atenção e a prioridade que essas exijam."
Creio que oferecer uma proposta para negociação com o sindicato, em relação aos demais pontos, constitui-se numa obrigação, ou o que é pouco provável, o discurso não se confirmará na prática.
No discurso o prefeito lembrou a importância de valorização dos professores:
"Na nossa educação vamos trabalhar a valorização profissional dos educadores e demais técnicos da área, proporcionando melhoria de ensino, a partir de parcerias com outras instituições de ensino, dentre elas as universidades e institutos técnicos, que venham contribuir com a especialização do nosso quadro."
Certamente, as palavras não foram esquecidas e a valorização profissional passa, necessariamente, pelo pagamento de salários justos, conforme determina a Lei que criou o Piso Nacional para a categoria, ou não?
PUBLICADO EM 11-01-2014
PUBLICADO EM 11-01-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário