sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Série “Atlas Brasil 2013 - Desenvolvimento Humano em debate”: Antônio Claret

Uso de indicadores socioeconômicos na gestão pública é o tema da terceira entrevista da série de vídeos produzida sobre o Atlas Brasil 2013.

do PNUD

A terceira entrevista da série “Atlas Brasil 2013 - Desenvolvimento Humano em debate” traz como convidado o assessor da secretaria-geral do governo do estado de Minas Gerais, Antônio Claret. A série de vídeos foi gravada para o “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, um site de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e a mais de 200 indicadores socioeconômicos dos estados e municípios brasileiros.
Claret é um dos responsáveis pela assessoria de articulação, parceria e participação social do governo de Minas. Como gestor público, ele acredita que dados socioeconômicos são fundamentais para a identificação de carências e construção de políticas públicas adequadas para os municípios. “Ter um arcabouço de indicadores que nos mostram um panorama municipal localizado é fundamental para poder trabalhar com esses municípios, apesar de suas heterogeneidades, de maneira mais precisa”, explica.
As limitações do PIB
Segundo ele, é preciso ter cuidado ao utilizar o Produto Interno Bruto (PIB) como referência. “O PIB mede qualquer coisa; ele é bom pra medir tudo, menos aquelas coisas pelas quais vale a pena viver”, diz, parafraseando o ex-senador dos Estados Unidos Robert Kennedy. “O Índice de Desenvolvimento Humano foi um avanço muito significativo em relação ao Produto Interno Bruto. Claro que ele não é suficiente, por isso há outros indicadores compondo o Atlas”, completa.
Cidadania e democratização do acesso à informação
Claret também defende a importância do acesso à informação como meio de promover a cidadania. “Uma ferramenta como o Atlas pode empoderar o cidadão porque faz com que ele, ao ter o conhecimento da sua realidade, consiga se mobilizar. Consiga cobrar do poder público municipal, fazer sua própria atuação, se reunir com seus pares para mudar a realidade em que está inserido”, afirma.
Assista abaixo à entrevista na íntegra:

Série de vídeos “Atlas Brasil 2013 – Desenvolvimento Humano em debate”
As entrevistas para a série “Atlas Brasil 2013 – Desenvolvimento Humano em debate” foram gravadas com representantes de governos estaduais e municipais, ONGs, setor privado, academia, entre outros. Cidadania, transparência, gestão pública e indicadores municipais são os temas centrais das entrevistas, que procuram demonstrar como indicadores de desenvolvimento humano podem colaborar para o empoderamento da sociedade, orientando caminhos e provocando a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país.

Acompanhe a série também pelo canal do YouTube do PNUD Brasil.
Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário