quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RN Sustentável: banco de leite e reforma e aquisição de equipamentos para hospital regional

Até a primeira semana de março chegam à Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) os cinco consultores que serão contratados pelo Banco Mundial para realizar um diagnóstico rápido em cinco áreas estratégicas de gestão. 

O Banco Mundial destinou uma verba de U$ 700 mil, a título de doação, para ser utilizada especificamente na realização de consultorias nas áreas de Planejamento e Processos, Compras Governamentais, Gestão Financeira, Gestão de Ativos e Recursos Humanos. 

As Consultorias fazem parte do Projeto IDF Saúde do Banco Mundial, sendo a Sesap a única, dentre todas as secretarias integradas ao Projeto RN Sustentável, a receber a doação. Essa doação do Banco Mundial ocorre paralela ao repasse, também do BM, feito ao Projeto RN Sustentável que é da ordem de US$ 40 milhões para serem aplicados em diversas áreas no Estado. 

“É importante ressaltar que são duas coisas distintas que lá na frente se entrelaçam devido à existência do componente 3 do Banco Mundial que tem como ação o fortalecimento institucional da pasta de Saúde do Rio Grande do Norte”, esclarece Ana Petta, gerente do Projeto RN Sustentável e da Unidade Executora Setorial Saúde (UES). O objetivo da consultoria é fazer um diagnóstico rápido nas áreas estratégicas de gestão para, em seguida, elaborar um plano de ação a médio e longo prazo, para a correção dos principais entraves na gestão da Saúde no Estado. 


Já o RN Sustentável vai atuar em três áreas prioritárias: materno infantil, oncológica, urgência e emergência. O dinheiro será destinado para investimentos em obras, construção do laboratório anatomohistocitopatológico, aquisição de equipamentos, construção do Hospital da Mulher em Mossoró e Banco de Leite em Pau dos Ferros, além de capacitação de profissionais e investimentos de modernização institucional.   Atuação do RN Sustentável  

De acordo com Ana Petta, os principais objetivos são reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil, aumentar a disponibilidade de diagnóstico precoce para constatação de câncer de mama e colo do útero e aumentar a disponibilidade de instalações, bem como capacitação de recursos humanos. 

Com relação à rede materno-infantil, as principais metas são reformar e equipar 23 maternidades (filantrópicas, estaduais e municipais); equipar 35 leitos de UTI neonatal; qualificar profissionais de saúde em assistência pré-natal; construir, reformar e equipar bancos de leite humano em Mossoró e Pau dos Ferros; construir e equipar o Hospital Materno Infantil em Mossoró (previsto para 2015, em parceria com a Universidade Estadual do RN-UERN). 

Já os Cuidados Oncológicos incluem a implantação de quatro Centros de Referência para diagnóstico do câncer (nos municípios de Assu, João Câmara, Santo Antônio e São Paulo do Potengi); a capacitação de profissionais de saúde e estruturação de laboratórios de Anatomo-histopatologia e Citopatologia. 

Quanto aos serviços de Urgência e Emergência, as atividades englobam, principalmente, a reforma e aquisição de equipamentos para sete hospitais regionais (nos municípios de São Paulo do Potengi, João Câmara, Santo Antônio, São José de Mipibu, Pau dos Ferros, Caicó e Assu), além da qualificação de médicos intensivistas. 

SESAP-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário