O setor de pescado potiguar aumentou consideravelmente seu índice de exportação nos dois primeiros meses de 2014. Mais especificamente, o camarão foi o responsável por esse crescimento de 46,5%, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Camarão (ANCC), Orígenes Monte, explicou que esse aumento no número de exportação deve-se a dois fatores internacionais.
“O surgimento de doenças na produção da Ásia e o aumento considerável do dólar fez com que tivéssemos condições de exportar”, citou o empresário.
Com esse aumento de exportações, o camarão chegou a países como Vietnã e continuou a exportar para Europa. “E vamos voltar a exportar para os Estados Unidos”, adiantou Orígenes que aponta uma boa expectativa da produção para este ano.
Além do mercado externo, o presidente da ANCC afirmou que o mercado interno está se destacando como um grande consumidor de camarão e os produtores devem focar neste mercado, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo.
“O mercado interno está excelente. A procura por camarão está alta. Os produtores irão focar, estão mais acostumados, até porque o preço interno está acompanhando o preço externo. O mercado externo é direcionado aos grandes produtores”, analisou.
Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário