O Fórum em Defesa da Saúde Pública no Rio Grande do Norte emite nota de esclarecimento sobre a situação da dengue no Estado. O Fórum integrado por diversas instituições, entre elas o Ministério Público Estadual, alerta que só este ano de 2014 já foram registrados mais de 2.200 casos de dengue no RN, com cinco óbitos notificados.
Segue abaixo a nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN, integrado por diversas instituições, como Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, OAB, CREMERN, CRO, COREN, CMS, CES, ANOREH, dentre outros, a partir de reunião realizada no último dia 04, chama a atenção da sociedade norteriograndense para os riscos que podem decorrer da dengue.
Segundo apresentado pelos técnicos dos Programas Municipal (de Natal) e Estadual de Controle da Dengue, presentes na referida reunião, só este ano já foram registrados mais de 2.200 (dois mil e duzentos) casos de Dengue no RN, com 05 (cinco) óbitos notificados.
Na ocasião, foi informado que, apesar do número de casos confirmados ter diminuído em relação ao mesmo período do ano passado, o índice de letalidade da doença aumentou de 5,28%(cinco vírgula vinte e oito por cento) para 23,31%(vinte e três vírgula trinta e um por cento) do ano de 2012 para 2013, o que sugere o avanço rápido da doença para níveis mais graves e demora dos usuários na procura pelos serviços de saúde.
Por isso, é importante que a população fique atenta a quadros como: dor abdominal forte, dor torácica forte, dificuldade respiratória, sensação de desmaio (com escurecimento da vista), evidência de sangramento (em qualquer parte do corpo) e irritabilidade e sonolência (principalmente em crianças). Estes sintomas, segundo a infectologista Rosângela Morais, integrante do Fórum pela ANOREH, são sinais de alerta para a doença.
A dengue é uma doença muito séria e pode matar. Assim, na presença destes sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
por Diretoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário