INTRODUÇÃO
O Diagnóstico Participativo de Vantagens Competitivas, em inglês Participatory Appraisal of Competitive Advantage – PACA, constitui:
- uma conceituação, que permite a realização de diagnósticos rápidos que visam iniciar ou apoiar iniciativas tanto locais como regionais de geração de ocupação e renda;
- um marco referencial e metodológico para atores locais e regionais; e
- um instrumento, que não visa apenas sistematizar potenciais econômicos mas de modo especial também ressaltar as competências e os objetivos dos atores envolvidos.
O PACA foi desenvolvido como "Projeto Marketing Municipal" no âmbito das atividades da Fundação Empreender, em Santa Catarina, com o propósito de possibilitar uma diferenciação com relação a:
- iniciativas de planejamento estratégico complexas e pouco eficazes;
- métodos complicados e muitas vezes não compreensíveis a atores locais e regionais, freqüentemente aplicadas por empresas de consultoria; e
- estudos de caráter acadêmico, demorados e sem orientação operacional.
O diagnóstico PACA recebeu esta denominação pois ele:
- é altamente participativo, isto é, os consultores externos ao grupo têm um papel apenas secundário;
- visa concretizar um diagnóstico seguindo os princípios do DRP de obter o grau de imprecisão adequado e a imperfeição otimizada para cada caso; e
- possibilita o levantamento das vantagens econômicas ou territoriais já existentes ou potenciais.
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