DEPUTADO ESTADUAL:
GETULIO NUNES DO REGO
VOTOS: 2.326
PERCENTUAL: 47,72%
GUSTAVO REGIO TORQUATO FERNANDES
VOTOS: 1.782
PERCENTUAL: 36,56%
DEPUTADO FEDERAL:
WALTER PEREIRA ALVES
VOTOS: 2.138
PERCENTUAL: 46,53%
FELIPE CATALÃO MAIA
VOTOS: 1.411
PERCENTUAL: 30,71%
CARLOS ALBERTO DE SOUSA ROSADO SEGUNDO
VOTOS: 91
PERCENTUAL: 1,98
SENADOR
FÁTIMA BEZERRA
VOTOS: 2.651
PERCENTUAL: 67,68%
WILMA DE FARIA
VOTOS: 1.244
PERCENTUAL: 31,76%
GOVERNADOR
HENRIQUE ALVES
VOTOS: 3.325
PERCENTUAL: 83,42%
ROBINSON DE FARIA
VOTOS: 503
PERCENTUAL: 12,62%
ROBERIO PAULINO
VOTOS: 132
PERCENTUAL: 3,31%
PRESIDENTE
DILMA ROUSSEFF
VOTOS: 2.655
PERCENTUAL: 60,92%
MARINA SILVA
VOTOS: 582
PERCENTUAL: 13,35%
AÉCIO NEVES
VOTOS: 1.068
PERCENTUAL: 24,51%
Fonte: TSE
---------------------------------------------------------
Questionamento enviado por e-mail: Quais foram os vencedores da eleição em Portalegre?
Getúlio Rêgo, Walter Alves, Fátima Bezerra, Dilma Rousseff e Henrique Alves.
Sei que a intenção do nosso webleitor é saber minha opinião em relação aos apoios dados pelos principais grupos políticos do município (DEM e PMDB/PP).
Retirar dados conclusivos sobre o assunto é tarefa impossível, mas apresentarei alguns comentários:
- Os grupos conseguiram convencer os eleitores a votarem no candidato Henrique Alves. O percentual obtido por Henrique, superior a 83% dos votos, não deixa dúvida. Nesta seara, tem-se que reconhecer que o trabalho do grupo do DEM foi mais difícil, pois se tratou de convencer eleitores muito arredios a votarem no candidato do verde.
- A maioria obtida pelo deputado Getúlio Rêgo em relação ao candidato apoiado pelo grupo PMDB/PP é digna de comemoração, pois nunca é demais lembrar que o grupo situacionista comanda o município faz quase duas décadas. Diga-se ainda que a grande disputa se deu, exatamente, entre os deputados, pois é de conhecimento público que a cúpula do PMDB/PP realizou intenso trabalho para tornar Gustavo Fernandes o mais votado em Portalegre.
- A resistência do "bicudo" em votar em Felipe Maia foi, parcialmente, contornada, mas a "casadinha" Getúlio/Felipe não se repetiu.
- É provável que bacuraus tenham votado em Getúlio e bicudos tenham votado em Walter. Logo, não se pode extrapolar os resultados para projeções sobre a influência exercida pelos líderes políticos, e muito menos, retirar conclusões sobre a situação política local.
- Diga-se ainda que o partidarismo exacerbado é cada vez menor, embora se manifeste com mais intensidade nas disputas locais. Essa percepção fica evidente nas votações de Dilma e Fátima (bicudos e bacuraus votaram nas duas candidatas sem maiores dificuldades).
----------------------------------------------------------
Registro que recebi um e-mail dando conta de um suposto ato de racismo praticado por um líder político no dia da eleição. O racista teria humilhado publicamente uma eleitoral, taxando-a de "macaca". O suposto ato teria sido presenciado por várias pessoas, mas não teria ocorrido uma denúncia a polícia.
O suposto ato de intolerância foi atribuído a uma pessoa que custo, realmente, a acreditar que tenha sido capaz de praticá-lo.
Mas...
Caso tenha cometido tal insanidade num momento de pressão, tem-se como única saída procurar a pessoa e pedir, humildemente, sinceras desculpas. Embora não repare a humilhação, mas é uma tentativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário