quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Adutora do Alto Oeste: novos e antigos problemas

O Portal Nominuto destacou a ruptura da Adutora do Alto Oeste:

“Aconteceu na comunidade de Melancia, no município de Apodi no início da noite. A gente desativou o sistema, esperou que a tubulação esvaziasse. Hoje cedo a equipe já consertou o problema e o serviço já está funcionando normalmente”, disse Esmeraldo Alves (gerente da Regional da Caern em Pau dos Ferros).
ADUTORA-GG
Segundo Esmeraldo, o problema ocorreu devido à pressão elevada na tubulação, que não resistiu a forte vazão, necessária para levar a água até os municípios da região. “A EIT é empresa que está concluindo a obra da adutora. Para não ter que parar o sistema em Pau dos Ferros eles colocam uma pressão maior para chegar até outras cidades”, explicou.

O gerente regional disse ainda que a elevação da pressão da água é necessária também para que a empresa teste os serviços realizados com a adutora, sem comprometer o abastecimento. “Para que possam fazer os testes da adutora sem ter que desligar o abastecimento em Pau dos Ferros. A gente já funciona no rodízio, se a gente for desligar para testar poderia causar um tumulto, devido à situação de racionamento”, afirmou Esmeraldo.
Apesar dos transtornos, o gerente informou que o problema já foi corrigido e que o retorno do abastecimento deverá ocorrer na tarde de hoje (11). “Já está funcionando, só que essa água vem enchendo aos poucos. Então a previsão para chegar na cidade é às 15 horas”, concluiu.
---------------------------------------------------------------------------------
Essa obra já apresentou outros problemas:

Em junho de 2010, a adutora foi incluída em uma espécie de "lista negra" do TCU. O TCU determinou multa para o então governador Iberê Ferreira e o secretário estadual de Meio Ambiente, Lázaro Mangabeira.
A Controladoria-geral da União confirmou a existência de uma auditoria (2011) acerca dos custos da obra da Adutora do Alto Oeste.
A Adutora do Alto Oeste foi idealizada e iniciada pelo governo de Wilma de Faria. Desde então, a obra serviu de propaganda política ao próprio governo da "Guerreira" (deve ser de uma "luta" imaginária...) e para os demais governantes desde então.
A obra se arrasta desde 2009. Já foi objeto de investigação do TCU e serviu para muito blá-blá-blá de político. Por exemplo, em fevereiro de 2013, anunciou-se em tudo quanto foi canto que Dilma viria ao estado para inaugurar a Adutora. Semana passada, o atual governador do RN, autorizou a retomada da obra. Com nova previsão de conclusão para dezembro de 2015.
- Certa vez pedi a um engenheiro que emitisse uma opinião sobre a adutora e ele me disse que vazamentos e rupturas seriam uma constante, mas fez questão de ressaltar que era apenas um 'chute'. Infelizmente a previsão vem se confirmando ao longo do tempo.
- A Adutora de Engate Rápido que trouxe água para Pau dos Ferros não tem condição de garantir o abastecimento e é urgente a construção de uma nova adutora direto da Barragem de Santa Cruz para Pau dos Ferros.

Mais:

RN: GOVERNO PRODIGIOSO EM "IDEIAS" E PÉSSIMO EM EXECUÇÃO

A TRANSPOSIÇÃO, A ADUTORA E A SECA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário