Ninguém tem
dúvida, ao menos no meio mais interessado no assunto, que a disputa política em
vários municípios já está a pleno vapor... Em Pau dos Ferros a temperatura está
altíssima.
É verdade que a
disputa eleitoral (luta pelo voto) só ocorrerá no segundo semestre de 2016, mas
a disputa política se exacerba a cada instante e um aspecto que tem assumido
papel cada vez mais relevante no ‘jogo’ é a internet.
Reconheça-se
que ainda tem papel limitado, em vista, principalmente, da exclusão digital e
da apatia de parte significativa da sociedade em relação aos assuntos
políticos.
BLOGS SOBRE
POLÍTICA
De forma geral,
os blogs sobre política não atraem muitos leitores, e, na maioria dos casos, os leitores possuem um
alinhamento com o pensamento do autor, não
promovendo um amplo debate político nos fóruns de comentários, criando o que
Pippa Norris (2003) chamou de “pregando para
convertidos”, isto é, a audiência e o
debate ficam limitados as pessoas já interessadas no tema e que compartilham,
geralmente, o mesmo posicionamento político do(a) blogueiro(a).
Contudo, mesmo trabalhando dentro de um universo restrito, as
informações produzidas, muitas vezes criadas de forma colaborativa e interativa
pelos blogueiros, têm uma rápida circulação, extrapolando os blogs, alcançando
novos espaços dentro da própria web, e em alguns casos chegando aos veículos da
mídia tradicional.
O que é
blogosfera?
Segundo definição desenvolvida pelo Wikipedia – enciclopédia livre
e colaborativa da rede mundial de computadores – os blogs são sites de
estrutura simples que permitem a atualização rápida de artigos, chamados de
posts, que são organizados de forma cronológica inversa. Muitos deles fornecem
fórum para debate, um espaço para outros usuários comentarem os posts.
Outra característica dos blogs é a formação de enlaces (links)
entre eles formando uma rede de autoreferência. É atividade comum nesse
ambiente um blogueiro escrever (postar) em outro blog ou mesmo indicar a
leitura deste em seu próprio espaço digital. O conjunto de blogs
interconectados na world wide web (www) forma a blogosfera.
E o que vem a ser um blog de política?
Os blogs de política podem ser classificados quanto a localização ou
quanto ao perfil do blogueiro. Tanto a localização do blog dentro do universo
digital da Internet, como o perfil do autor (blogueiro) acabam por influenciar
o tipo de conteúdo produzido, credibilidade e visibilidade.
Podem estar localizados em portais de internet, sites de mídia
tradicional, portais de partido político, em sítios de entidades da sociedade
civil ou ser independentes (que não estão associados a nenhuma
instituição, escrito geralmente por pessoas desconhecidas que se aproveitam da
arquitetura aberta da web para publicar seus comentários sobre política).
O
perfil do blogueiro pode ser dividido em quatro tipos: (a) blogs escritos por jornalistas (geralmente com maior
popularidade e credibilidade), (b) escritos por políticos (atraem militantes e
simpatizantes), (c) acadêmicos (professores, pesquisadores, escritores, etc.) e
(d) por pessoas desconhecidas (alguns conseguem ganhar popularidade na web,
contudo a maioria tem pouca audiência, e muito deles se caracterizam por formar
comunidades próprias) (SANTOS; PENTEADO; ARAUJO, 2009).
É bom lembrar que o tipo de blog político mais comum em nossa região é
aquele que é escrito por aficionados pelo assunto, não são jornalistas
profissionais na acepção do termo. Assumem o papel de uma espécie de tribuna do
povo, mas... Essencialmente, o tipo de blog de política que temos é um espaço
para se emitir opiniões pessoais e na seara política é comum aquele que toma
partido por um lado, necessariamente, acaba desagradando aos demais.
Outra característica muito comum, em nossa região, nos blogs sobre política é a
parcialidade. A linha editorial do blog é totalmente favorável a determinado
grupo político, mas não se assume tal posicionamento abertamente. Na verdade,
tentam se apresentar como imparciais. O “engajamento” é tanto que boa parte não
se sente constrangido em avançar nas searas pessoal e/ou familiar dos desafetos,
pois o importante é fazer o “diabo” para merecer o pagamento pelo serviço.
O FILTRO
É necessário
compreender o papel que os blogs exercem na divulgação de informações (boas e
ruins)... O filtro quem deve fazer é o leitor.
A informação
sendo considerada boa, o blog ganha mais acessos e prestígio... Sendo
considerada uma leitura desagradável, o blog perde acessos, mas o dono
continuará tendo seu espaço para emitir as opiniões que bem desejar e nos casos
daqueles que prestam serviços ao gosto do contratante é sempre possível encontrar
aqueles que estão dispostos a pagar.
O limite?
O único freio
existente é a Lei. Respeitando-se os direitos alheios,
tem-se espaço para tudo e para todos.
E quando é que
a audiência dos blogs de política aumenta?
A audiência dos
blogs de política aumenta quando do acontecimento de escândalos políticos, como a “crise do Mensalão” (ALDÉ et al, 2007) ou então nos períodos eleitorais, momento no qual o
tema das eleições ganha mais espaço na vida cotidiana do cidadão comum (geralmente não muito interessado pelo
assunto). A campanha eleitoral traz à tona o tema da política mobilizando os
eleitores em torno de seus candidatos.
Nesse período,
a blogosfera acaba por se transformar em um espaço de debate político onde os
candidatos e seus simpatizantes vão distribuir informações políticas, agitando
a competição eleitoral.
Então é certo
que a aproximação do embate eleitoral produzirá mais acirramento e polêmica na
blogosfera.
Com trechos e adaptações do texto “blogosfera
e o debate político” de Claudio Luís de Camargo Penteado.
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