segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Existem coisas que (quase) não mudam!

Em 2012, no dia anterior ao fim do mundo (20-12-2012), conforme previsão do calendário Maia, escrevi o seguinte:

Vou começar com uma previsão ainda para este ano:
Amanhã tem a lorota do fim do mundo e, claro, não ocorrerá.

A primeira previsão foi a mais cômoda, pois quase todo ano aparece alguma previsão de fim de mundo e nenhuma se concretizou. Além disso, em caso de erro ninguém poderia reclamar (eheheh).

Para 2013 começo 'perdendo tempo':
- o inverno será irregular no semiárido. A observação "científica" que fiz acompanhando o comportamento de formigas amestradas não deixa dúvida: teremos uma seca danada em 2013.
Acertei, mas a probabilidade de "inverno irregular" para uma região Semiárida, fato corriqueiro, elevou a probabilidade de acerto. A tal observação do "comportamento de formigas amestradas" é uma provocação.
- vários prefeitos eleitos que, agora estão falando em dificuldades e insuficiência de recursos para cumprir as promessas, serão acometidos de uma comichão horrível para ampliar o número de cargos comissionados e contratados temporariamente.
Inúmeros processos seletivos simplificados, contratações temporárias a rodo, nomeações de cargos comissionados... Essa é fácil de acertar, principalmente, com a aproximação do ano eleitoral.
- vários ex-prefeitos serão 'condenados' a devolver (ressarcir) milhões aos cofres públicos e nenhum centavo efetivamente voltará ao erário.
A tramitação das ações judiciais é morosa e a recuperação de recursos desviados só pode ocorrer após o trânsito em julgado, quase sempre, após uma década ou mais.
- os concursos realizados em nossa região não terão vagas para economistas.
A maioria dos gestores desconhece a importância de contar com uma equipe técnica permanente e prefere a contratação de consultorias temporárias e caras. Nem precisa explicar a motivação.
- advogados e contabilistas continuarão sendo contratados a 'peso de ouro' como assessores 'especiais', com salários bem mais atrativos do que dos secretários municipais. Todos com inexigibilidade.
A maioria dos gestores desconhece a importância de contar com uma equipe técnica permanente e prefere a contratação de consultorias temporárias e caras. Nem precisa explicar a motivação.
- os 'sem-mandatos' sentirão falta até do vento batendo nas costas.
A invenção de candidaturas de "ilustres desconhecidos" por parte de inúmeras "lideranças" é o antídoto adotado por muitos para tentar continuar mandando, mesmo sem a caneta.
- as 'criaturas' se voltarão contra os seus 'criadores'. Às exceções confirmarão a regra.
Quando os tais "ilustres desconhecidos" tomam gosto pelo poder, tem-se o confronto inevitável.
- todo poderoso fará jus a seu 'personal-babão'. Em vários lugares o 'poderoso' mudará, mas o personal-babão resistirá e continuará onde sempre esteve...
O 'personal-babão' faz parte da fauna. É cultural e, mais do que isso, alguns tem vocação mesmo.

Em agosto de 2015 transcrevi a publicação de 2012 e acrescentei:
- antecipação do calendário das eleições municipais de 2016.
- a "união desunida" de ferrenhos e históricos adversários num mesmo palanque.
- a "guerra nada santa" travada nos bastidores pelos escudeiros dos dois lados.
- a agressividade de uns e outros também nas redes sociais.

A "turma" não se deu conta que a população acompanha tudo de camarote e percebe o que move os coraçõezinhos dos "valentes" que se digladiam através de puxa-sacos de cátedra.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Existem coisas que não mudam, por exemplos:
- serpentes não perdem o veneno quando trocam de pele;
- hienas não deixam de ser carniceiras quando abatem uma presa;
- carrapatos, vez ou outra se expõem a luz do sol, mas seu habitat natural são as partes escuras e úmidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário