terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Petrobras desativará sondas de perfuração terrestres no RN e Sindicato projeta 5 mil demissões

A Petrobras planeja desativar sondas de perfuração terrestres no Rio Grande do Norte e em pelo menos mais cinco estados brasileiros, afirma reportagem do Valor Econômico publicada nesta terça-feira (23). 

De acordo com o periódico especializado, uma fonte afirmou que o desligamento dos equipamentos fazem parte de um corte de US$ 32 bilhões no plano de negócios da estatal para o quadriênio 2015-2019. Entre os estados atingidos, também estão Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Ceará. O plano de negócio era previsto em US$ 98,4 bilhões.
"Já está acontecendo [o desligamento de sondas] em todos os Estados", disse a fonte do Valor. Segundo ela, o corte de investimentos praticamente não afeta os campos terrestres. "Mas todo o corte que você faz em exploração agora afetará a produção lá na frente", completou.
À reportagem, falando apenas sobre a Bahia, a Petrobras afirmou que os investimentos no estado serão mantidos "conforme a economicidade dos projetos, face ao cenário internacional do valor do petróleo e taxa de câmbio".
A reportagem é assinada por Rodrigo Polito.
NOVO JORNAL
---------------------------------------------------------------------------------
O Sindicato dos petroleiros projeta 5 mil demissões no setor, mas o impacto sobre a cadeia produtiva será ainda maior e o horizonte da Petrobras continua bastante nebuloso.

Os municípios produtores e o governo estadual têm que considerar tais informações para redimensionarem suas expectativas em relação aos royalties e arrecadação de impostos sobre o setor. Depois não adianta mi mi mi de que não esperavam queda na arrecadação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário