quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA: Comitiva estadual foi a Colômbia. O que faz o PGJ?

Leia:
O governador Robinson Faria foi recebido hoje em Bogotá, numa sala de Consulado no Aeroporto El Dorado, pelo Capitán Jonh Benavides, comandante do Grupo de Missões Especiais da Polícia Colombiana.

Acompanhado do procurador geral do Ministério Público, Rinaldo Reis, pelo secretário de Justiça, Cristiano Feitosa, pelo procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, e pelo adjunto da Segurança Pública, delegado da Polícia Federal, Caio Bezerra, o governador chegou hoje à tarde à Colômbia para conhecer os programas de Governo que contribuíram para reduzir, significativamente, as taxas de criminalidade no país. 
“Teremos a oportunidade de conhecer de perto a experiência que o país viveu nos últimos anos, em especial as cidades de Bogotá e Medelin, na área de segurança. Estamos tendo a oportunidade de ter contato com novos caminhos para o combate à violência”, disse o governador, que nesta quinta-feira, com a comitiva potiguar, se reunirá logo cedo com os especialistas em segurança pública e assistentes da embaixada da Colômbia, Hugo Acero.

Acero já foi secretário de segurança de Bogotá e conselheiro dos Ministérios para a Modernização do Estado para a Paz e Defesa e Segurança da Presidência da República.

Também estará presente ao encontro, Gonzalo Francisco, ex-assessor de segurança nacional da Presidência, e responsável por promover a estratégia de convivência e segurança e coordenar a implementação do Plano Colômbia.
Ainda nesta quinta a comitiva do RN vai à Prefeitura Maior de Bogotá, se reunir com o atual secretário de Segurança, Daniel Mejía, economista que tornou-se uma das referências sobre a luta contra a violência e drogas no país.
Também na pauta de amanhã audiência no Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, com a vice-ministra Patti Londoño, cientista política e pesquisadora da Faculdade de Finanças, Governo e Relações Internacionais da Universidade Externado da Colômbia e, em seguida almoça com a Embaixadora da Colômbia no Brasil, Patrícia Cárdenas e com o Ministro da Fazenda da Colômbia, Mauricio Cárdenas.

O casal foi recebido pelo governador há poucos dias, na praia de Pirangi.

À tarde a comitiva visitará o Ministério da Defesa Nacional, e será recebida pelo vice-ministro da Defesa para Políticas Internacionais, Aníbal Fernández de Soto e pelo vice-ministro para o Grupo Social e Empresarial da Defesa, o general José Javier Pérez Mejía.
  
BLOG THAISA
---------------------------------------------------------------------------------
Não creio que muita coisa resulte de tal visita. Ademais, seria muito mais interessante que o Comandante da PM estivesse na comitiva para conhecer os procedimentos adotados pelas forças de segurança e que estivesse o Comando Geral da PC para conhecer as técnicas de enfrentamento adotadas contra o crime organizado na Colômbia.

A visitação para conhecer programas governamentais seria muito mais produtiva com a participação das autoridades estaduais que têm atribuições específicas na área de segurança pública, certo?

O que faz o PGE em tal comitiva? E o que faz o PGJ? Não creio que os problemas da Segurança Pública estejam diretamente associados as áreas de atuação dos dois servidores, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário