segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: Ministério da Integração Nacional incluiu o canal do Piancó

A licitação está prevista para o segundo semestre de 2016 e a conclusão da obra está prevista para 2017. O Ministério da Integração Nacional (MIN) informou que o Banco Mundial aprovará a inclusão do Ramal do Piancó ainda no mês de março, conforme declarações do senador Raimundo Lira.

O canal perenizará o rio Piancó e levará a água para o Sistema Coremas/Mãe D'água (capacidade de 1,1 bilhão de metros cúbicos) e o excesso de água será destinado, através do rio Piranhas, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves (capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos).

Alguns otimistas acreditam que as obras de transposição do rio São Francisco serão concluídas no final de 2016 e a partir de tal data os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte receberão as águas do "Velho Chico". Outros tantos apostam no final do primeiro trimestre de 2017.

Mantenho o pessimismo em relação aos prazos e não é porque esteja faltando dinheiro. Pode até não existir problema de escassez de verbas, como o governo afirma, mas o meu ceticismo é pelo histórico de atrasos sucessivos nas etapas da obra.

O ramal do Piancó, conforme matéria publicada em 2014, foi solicitado pelo governador paraibano em dezembro de 2013, através de anteprojeto encaminhado ao MIN. Em maio de 2014 (isso mesmo 2014), a presidente Dilma anunciou a construção do ramal do Piancó. E hoje (29 de fevereiro de 2016) vem a tona a informação de que a licitação ocorrerá no segundo semestre de 2016.

Por isso não acredito que o RN receba a água da transposição em 2017 e olha que trato apenas do canal que levará a água para a barragem Armando Ribeiro, pois o canal para o rio Apodi não tem nem previsão para sair do papel. Não creio que seja executado pelo governo da presidente Dilma.


sao15

Nenhum comentário:

Postar um comentário