quarta-feira, 2 de março de 2016

ALRN: Hora da verdade!

Realmente difícil explicar o que aconteceu na Assembleia Legislativa do RN ao longo de sua história. Apesar da enorme repercussão sobre o caso receio que apenas a ponta do iceberg esteja visível (leia: "ECOS DO LEGISLATIVO POTIGUAR...").

O que já veio à tona?

O chamado “Esquema dos Gafanhotos” (leia: “DOS "GAFANHOTOS" À "DAMA DE ESPADAS"... O QUE MUDOU?”) apontou indícios fortes sobre o descalabro com a folha de pagamento, tanto a do governo como a da ALRN. O ex-governador Fernando Freire está preso e um ex-deputado seridoense, dentre outros, é investigado.

O modus operandi (maneira de agir) é similar ao que foi desnudado na “Operação Dama de Espadas” (leia: “DAMA DE ESPADAS: GRAVAÇÕES DO BALOBACO”). Pode-se inferir, que entre as operações, pouco foi feito (caso algo tenha sido feito) para controlar os pagamentos realizados pela Assembleia, especialmente, aqueles referentes aos “servidores”.

A “Operação Dama de Espadas” (leia: “DAMA DE ESPADAS: TJRN 'TRANCA' INVESTIGAÇÃO E ATENDE PEDIDO DA DIREÇÃO DA ASSEMBLEIA”) deveria balizar as ações da atual Mesa Diretora, mas o máximo que o atual presidente foi capaz de fazer foi exonerar a procuradora presa do cargo comissionado. Sindicância para apurar as responsabilidades? Nada. Processos para demissão dos envolvidos? Nada. Processos para reparação de eventuais danos ao erário? Nada (leia: "FALA AÍ DONA "DAMA DE ESPADAS": TEM ALGUM ÁS ENVOLVIDO?").

O presidente declarou que a “Casa do Povo” continuaria trabalhando normalmente. Certamente acreditou que tudo cairia no esquecimento e a vida mansa perduraria. Ledo engano. A cuíca continuou roncando nas redes sociais e o “barulho” parece que chegou aos ouvidos das autoridades.

O TCE autorizou uma auditoria (AQUI) na portentosa folha de pagamento da “Casa do Povo”. Espera-se que o trabalho abra a caixa preta e apresente ao contribuinte potiguar o quadro real do que se passou, ao menos, nos últimos dez anos. Qualquer coisa superficial servirá apenas para rebaixar a credibilidade da “Corte de Contas” e da ALRN.

O procurador geral da República (AQUI) determinou a abertura de investigação para aferir a legalidade dos atos praticados na ALRN, precisamente, investigará a legalidade da criação de cargos e benefícios para os servidores.

O “barulho” acordou quem dormiu serenamente em berço esplendido e que, até então, nunca demonstrou interesse em saber o que se passou na ALRN.

O véu foi rasgado e não é possível remendá-lo. A inteligência do contribuinte potiguar não pode ser menosprezada e a “Casa do Povo”, como Instituição, tem que ser resgatada. É hora de separar o joio do trigo e deixar uma Instituição revigorada para as gerações futuras ou afundá-la de vez no lamaçal.


Os 24 deputados têm uma missão a cumprir. A missão é deveras espinhosa e muitos tombarão, mas creio que chegou a hora de separar os Homens dos suínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário