quarta-feira, 13 de julho de 2016

ATENÇÃO CIDADÃOS: TSE disponibiliza muita informação sobre os candidatos e partidos

Quem deseja saber mais sobre os candidatos, partidos e filiações dos candidatos as eleições deste ano podem ter acesso essas e outras informações no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Para acesso dos cidadãos, o órgão disponibilizou em seu site, na aba Partidos, dados das legendas divididas em cinco links: Contas Partidárias, Filiação, Fundo Partidário, Partidos Políticos e Propaganda Partidária. 
Segundo o TSE, as informações cumprem os princípios da ampla divulgação e transparência dos dados coletados pela Justiça Eleitoral. No link Contas Partidárias, por exemplo, é possível acessar os balancetes mensais dos partidos, devoluções ao erário, modelos de demonstrativos contábeis, normas e regulamentos, plano de contas, prestações de contas e relação de processos. 
Em Filiação, a população pode consultar o sistema de filiação partidária (Filiaweb), e acessar certidões de filiação, relação de filiados das legendas e fazer download dos arquivos. Além disso, pode obter as normas de filiação partidária, as estatísticas de filiação e esclarecer dúvidas no campo de perguntas frequentes. No espaço destinado a Fundo Partidário estão os registros da distribuição mensal dos recursos do fundo, inclusive de anos anteriores, a legislação eleitoral. 
Registros

Já, em Partidos Políticos constam informações sobre as 35 legendas com registro no TSE. Ao clicar no nome da sigla, o cidadão tem acesso aos dados do diretório nacional – endereço, telefone, fax, e-mail, site. Nesse link, os brasileiros podem conferir o estatuto partidário, as alterações e as normas complementares para conhecer melhor as ideologias partidárias, inclusive os posicionamentos em relação a temas polêmicos. 

Por fim, no link Propaganda Partidária, é possível consultar o Calendário 2016 de transmissão da propaganda nacional das legendas – programa partidário em bloco e inserções – na televisão e no rádio. 
Agência CNM, com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário