Comento em azul. Leia matéria:
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos, debateu temas ligados à Educação estadual com a professora e vereadora de Natal Eleika Bezerra, a qual realizou uma visita de cortesia à Corte potiguar, nesta segunda-feira, 7. A conversa, no gabinete da Presidência do TJRN, serviu para ampliar o diálogo entre os dois poderes e para o levantamento de sugestões para a política educacional.
Comento: Que beleza hein? A 'visita de cortesia' virou 'debate', 'conversa', 'diálogo institucional'... Ufa! E ainda deu tempo de fazer levantamento de sugestões para a política educacional. Qual 'política"? Que sugestões (além de acabar com a UERN)? É o plano de governo do candidato a governador?
“Nós comungamos das mesmas ideias e confluímos na mesma direção no que se relaciona às políticas públicas”, destacou o presidente do TJRN, ao receber um total de 20 artigos, publicados pela vereadora, que trazem análises e sugestões para a Educação no Estado.
“Acreditamos que a federalização é um bom caminho para a Educação. Com vontade política conseguimos esse e outros objetivos”, avaliou Eleika Bezerra, que já foi secretária municipal de Educação e secretária adjunta na pasta estadual.
Comento: A ideia é federalizar toda a educação. Ótimo! Ademais, facilita o 'trabalho' de Cláudio que nem precisará fazer a leitura dos vinte artigos. Tenho certeza que ficará bem mais fácil resolver o problema de uma escola de Portalegre tendo que recorrer a Brasília...
Já sabemos de duas propostas:
1 - Acabar com a UERN;
2 - Federalizar a educação (talvez seja o caso de considerar a possibilidade de candidatura a presidência...).
O presidente e a vereadora debateram ainda sobre possíveis medidas que pudessem reverter, com a ajuda de todos os Poderes, o posicionamento do Rio Grande do Norte, que tem, atualmente, o 2º pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. “Sobretudo nossa atenção se volta, em especial, ao ensino médio. Mas, a necessidade é pra toda Educação Básica”, acrescenta a vereadora.
Comento: creio que o presidente do TJRN dará enorme contribuição para a educação dos potiguares demonstrando de forma cabal que não serve apenas para punir pobre, negro e prostitutas. Que é capaz de alcançar e punir corruptos do alto escalão. Que a morosidade não é instrumento a serviço da impunidade. Que punirá rigorosamente o crime organizado. Enfim, que oferecerá um Tribunal que se distancie dos mais caros e mais ineficientes do país (AQUI - 2014; AQUI 2015).Veja como são as coisas: ao lançarem o olhar para muito longe podem se distanciarem da realidade e deixarem de cuidar do que, de fato e de direito, têm obrigações de realizarem.
O atual presidente do TJRN, ou qualquer outro, tem todo o direito de opinar sobre o que bem entender, mas é necessário olhar para o próprio umbigo, corrigir o que não está adequado, fazer autocríticas e melhorar muito, antes de dizer o que deve ser feito nos outros poderes e órgãos. É evidente que o doutor sabe que ao participar do debate sobre temas diversos não pode se escudar na posição institucional. Torna-se mais um na planície e como tal tem que aguentar o tranco.
A vereadora natalense já deve ter elaborado todas as propostas para o aperfeiçoamento da educação municipal. Tenho impressão que alguém tão comprometida com a causa da educação não descuida do que lhe compete como vereadora natalense. Deve ser muito atuante na capital, aliás tem que ser, pois encontra espaço para se ocupar mais com o ensino médio do que com a educação fundamental.
Na verdade, o posicionamento da vereadora sobre a desobrigação legal do Estado com o ensino superior poderia servir de diretriz para sua atuação política.
A União cuida do ensino superior e os parlamentares federais cuidam da legislação geral, certo?. Os Estados cuidam do ensino médio e os parlamentares estaduais cuidam da legislação específica (PEE), certo? e as prefeituras cuidam da educação fundamental e os vereadores da legislação específica (PME), certo?
Candidate-se a deputada estadual e sendo eleita apresente o projeto para acabar com a UERN. Enquanto isso cuide de fiscalizar o PME e elaborar boas leis para o município de Natal. Num é assim? Cada um no seu quadrado?
TJRN
--------------------------------------------------------------------------------
Taí a solução para os problemas da educação potiguar: Cláudio se candidata ao governo, ganha, nomeia a 'cara-metade' ideológica para a secretaria de Educação e acaba com a UERN...
Ao final do primeiro quadriênio a educação potiguar estará figurando entre as cinco melhores do planeta.
O primeiro 'detalhe' que precisa superar é ganhar a eleição... Já para convescote de gabinete não é necessário 'ganhar' eleição, basta não ter o que fazer mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário