Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais
Resumo:
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Muitos são os instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a
organização, a definição de objetivos instrucionais e a escolha de instrumentos de avaliação. A Taxonomia de Bloom é
um desses instrumentos cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento
cognitivo que, no contexto deste artigo, engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar
o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Embora este seja um instrumento adequado para utilização
no ensino superior, poucos educadores fazem uso dele por não conhecerem uma maneira adequada de utilizá-lo. Este
artigo tem como objetivo apresentar a Taxonomia de Bloom e as modificações ocorridas nos últimos anos, assim como
esclarecer a forma como ela pode ser utilizada dentro do contexto de ensino de engenharia.
Palavras-chave: Ensino de engenharia. Taxonomia de Bloom. Objetivos instrucionais. Desenvolvimento cognitivo.
Processo cognitivo.
Texto completo - AQUI - Veja o Quadro 1 na página 426 - O artigo é direcionado para a área de engenharia, mas útil para todas.
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