A história da ferrovia no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por
D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto
Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão. Mas a chegada da via à
Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, ocorreu somente em 1886.
As dificuldades e desafios para implantar estradas de ferro no Brasil eram muitos.
Procurando atrair investidores, o governo implantou um sistema de concessões, que se
tornou característico da política de infra-estrutura do período imperial. Entre o final do
século XIX e início do século XX os recursos, sobretudo dos britânicos, alavancaram a
construção de linhas férreas.
A expansão ferroviária, além de propiciar a entrada de capital estrangeiro no País, tinha
também o objetivo de incentivar a economia exportadora. Desta forma, as primeiras
linhas interligaram os centros de produção agrícola e de mineração aos portos
diretamente, ou vencendo obstáculos à navegação fluvial.
Vários planos de viação foram elaborados na tentativa de integrar a malha ferroviária e
ordenar a implantação dos novos trechos. Mas, nenhum deles logrou êxito em função
da política de concessões estabelecida pelo governo brasileiro.
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