segunda-feira, 23 de julho de 2018

MERCADOS E AGRICULTURA FAMILIAR

O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar os processos sociais de interação mercantil realizados em ambientes rurais por indivíduos e famílias que trabalham, produzem e se reproduzem socialmente, atuando em atividades agrícolas e não agrícolas. 

O foco específico recai sobre a categoria social dos agricultores familiares, que são unidades de trabalho e produção, que em geral trabalham em um pequeno pedaço de terra, quase sempre de propriedade privada (embora não necessariamente), por meio da qual retiram o essencial para alimentar a própria família, mas também para vender, comprar, intercambiar e acumular. 

Do ponto de vista sociológico, os agricultores familiares se caracterizam por uma forma social específica de trabalho e produção que se situa em um espaço geográfico definido e que consiste na interação de um grupo familiar, ligado por laços de parentesco, com a terra e os outros meios de produção, do mesmo modo que com outras unidades familiares e grupos sociais. Esta definição de agricultura familiar se aplica a outras categorias, como camponeses e pequenos produtores, com as quais mantêm muitas semelhanças, mas também diferenças.

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