Resumo
Historicamente, tende-se a pensar em desenvolvimento local apenas sob o ponto de vista econômico,
voltado para o aspecto competitivo. Muitas pessoas e governos pensam apenas em questões
financeiras, tributárias e de geração de receitas. Porém a globalização, ao contrário daquilo que se
poderia pensar à primeira vista, vem justamente reforçar a importância do desenvolvimento local,
visto que cria a necessidade da formação de identidades e de diferenciação das regiões e das
comunidades, para enfrentarem um mundo de extrema competitividade.
Dessa forma, torna-se essencial pensar no desenvolvimento num contexto local, reforçando as
preocupações com os aspectos sociais. Outras visões, menos extremistas, ainda enfatizam o
desenvolvimento econômico, porém ainda sem questionar o padrão atual de desenvolvimento, em
temos subjetivos.
Nesse contexto, reforça-se a relevância da globalização na realidade atual,
exigindo ajustes estruturais na economia e nas organizações, para se adaptar ao novo contexto
globalizado. Dá-se assim grande importância aos aspectos econômicos, porém já com uma boa
ênfase nas questões locais e com uma preocupação incipiente, porém já existente, com o
desenvolvimento em termos sociais.
Após os aspectos conceituais, são apresentados neste artigo os principais resultados de uma pesquisa
envolvendo duas amostras de sessenta empresas, uma no interior do estado de São Paulo e outra na
província do Quebec no Canadá.
As principais preocupações foram comparar essas pequenas e
médias empresas, exportadoras e não exportadoras, em termos de capacidade de inovação, utilização
das informações e capacidade de exportação. Os resultados ressaltam as diferenças entre os dois
países e reforçam a importância das pequenas e médias empresas para o desenvolvimento local.
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