PUBLICADO EM 24-01-2019
A principal chave histórica para se entender o povoamento dos Estados que se localizam no interior do Nordeste é a Lei das Sesmarias. Tal lei tinha o objetivo de impulsionar a produção agrícola de exportação, como foi o caso da cultura canavieira.
No entanto, Barreto (1987), observa uma ruptura que mudaria toda a ótica no que se refere à busca por sesmeiros, principalmente no Nordeste: a Confederação dos Cariris. Segundo o autor, o movimento foi uma insurreição dos povos aborígenes que se difundiu por parte significativa no território potiguar causando prejuízos imensuráveis, tanto de vidas humanas como danos materiais. Entre os anos 1687 e 1697, os aborígenes conseguiram destruir propriedades inteiras, e só foram contidos pelo poder militar nacional (BARRETO, 1987).
Assim, rebatida a insurreição da indiada, compreendeu ao poder Português a necessidade de povoar o interior do Nordeste visando evitar uma nova eclosão de calamidades semelhantes às ocorridas na Confederação dos Cariris. Destarte, foram tomadas medidas que objetivavam a garantia de maior incentivo na concessão de sesmarias para os sertões orientais nordestinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário