sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DAS OCUPAÇÕES DA ATIVIDADE PETROLÍFERA

PUBLICADO EM 25-01-2019


DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DAS OCUPAÇÕES GERADAS PELA ATIVIDADE DE PETRÓLEO E GÁS (P&G) E SUAS QUALIFICAÇÕES NO BRASIL, 2003-13 

Resumo

Existe um amplo debate sobre a distribuição territorial das ocupações e sua influência sobre o desenvolvimento das regiões afetadas. 

O objetivo deste artigo é revelar a distribuição das ocupações e dos estabelecimentos gerados entre 2003 e 2013 pela atividade de exploração e produção do petróleo e gás (P&G) no Brasil, e explorar hipóteses sobre a provável contribuição para o desenvolvimento da região norte fluminense. 

A metodologia de pesquisa adotada foi uma análise exploratória e descritiva de dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), sobre a distribuição das ocupações e dos estabelecimentos de P&G. 

Os resultados mostram que a região sudeste foi a que mais se beneficiou das ocupações geradas, mas que ainda assim houve uma desconcentração relativa em direção à região nordeste e da metrópole do Rio de Janeiro para o interior do estado. 

Constatou-se que tanto as ocupações quanto os estabelecimentos, devido as suas características técnicas e econômicas, exigem alto nível de qualificação e pagam elevados diferenciais salariais. Entretanto, as possíveis contribuições sobre o desenvolvimento que essas características poderiam trazer para a região norte fluminense ainda estão muito aquém da expectativa devido à insuficiente mobilização da sociedade local para induzir o desenvolvimento.

Palavras-chave: Ocupações; Atividade de petróleo e gás (P&G); Desenvolvimento regional.

Texto completo: PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário