PUBLICADO EM 23-01-2019
Resumo
A insuficiente produção brasileira de energia elétrica nos últimos anos leva a imprescindíveis investimentos no setor, ampliando a possibilidade de utilização das energias alternativas.
A participação do BNDES torna-se necessária, por ser o único banco brasileiro a financiar a infraestrutura e a oferecer linhas específicas para o segmento das energias renováveis.
O objetivo desse estudo foi analisar se as linhas de crédito oferecidas pelo BNDES até dezembro de 2013 foram adequadas ao financiamento de projetos de geração de energia eólica.
Nesta dissertação, é apresentado um levantamento das linhas de financiamento do BNDES para a energia eólica, considerando o contexto da atuação histórica do banco e os principais aspectos da energia eólica no Brasil até o ano de 2013.
A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa, bibliográfica e documental. Os documentos analisados são somente àqueles de acesso público e irrestrito. Devido à disponibilidade de dados e relatórios consolidados, em meios oficiais, o período da pesquisa foi restrito até dezembro de 2013.
Os resultados obtidos apontaram que o BNDES não disponibilizava linhas de financiamentos específicas para a produção eólica de energia. Entretanto, as linhas voltadas, de maneira abrangente, à produção de energias renováveis foram adequadas aos projetos eólicos. Apesar da disponibilidade de linhas de financiamento, há entraves burocráticos que dificultam o uso desses recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário