segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O encontro entre Douglass North e Celso Furtado em 1961: visões alternativas sobre a economia nordestina

PUBLICADO EM 07-01-2019

Resumo


Em junho de 1961 o economista americano Douglass North visitou o Brasil por três semanas, em missão organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos juntamente com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV). 

A missão de North era avaliar os planos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para o Nordeste – o que envolveu encontro com Celso Furtado –, proferir palestras sobre crescimento regional e julgar a qualidade do ensino de economia no país. 

Este ensaio trata do “encontro” entre North e Furtado no sentido amplo do termo, ou seja, não apenas o encontro que tiveram em 20 de junho de 1961, mas também o encontro entre as suas respectivas ideias sobre como desenvolver a economia nordestina. 

É baseado em material inédito formado por documentos originais que se encontram na coleção “Douglass North Papers” da Duke University Library.

Palavras-chave: Douglass North; Celso Furtado; Nordeste; migração


O ponto central da divergência North x Furtado (1961):
"O encontro, no sentido amplo do termo, entre os dois economistas em 1961 mostra um ponto central de divergência, qual seja, os papeis da superpopulação (enfatizado por North) e do custo regional de produção de alimentos (enfatizado por Furtado) como obstáculos ao desenvolvimento do Nordeste."

Vale conferir.

Texto completo: PDF

Edição completa - v. 72, n. 3 (2018): PDF


Revista Brasileira de Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário