quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Revista Temáticas - O Ciclo Petista: reflexões a partir das ciências sociais

PUBLICADO EM 16-01-2019

Chamada de Artigos para a 53ª edição da Revista Temáticas

Organização: Octávio Fonseca Del Passo (PPGCP/Unicamp); Veronica Monachini de Carvalho (PPGAS/Unicamp); e Francisco Pereira de Farias (UFPI/USP)


***

NOVO PRAZO!
16 de Fevereiro de 2019

***
A revista Temáticas comunica que está adiada para 16 de fevereiro de 2019 a chamada de artigos para compor o dossiê “O Ciclo Petista: reflexões a partir das ciências sociais”.
Historicamente, a sociedade brasileira oscila num movimento pendular entre governos de esquerda e governos de direita. Não são raras as vezes em que a transição entre estes tipos de governo sofre uma intervenção de regimes ditatoriais ou ilegítimos, que não são eleitos pelo voto popular.
Todo o conjunto da vida social sofre o impacto dessas mudanças, que podem ser encaradas de diversos ângulos, informados pelas diferentes disciplinas que integram as Ciências Sociais.
Contribuindo contraditoriamente para esse quadro de instabilidade, houve no país o fato inédito de um único partido ter vencido quatro eleições presidenciais seguidas no contexto de um regime ainda democrático, como ocorreu com o Partido dos Trabalhadores (PT) a partir dos anos 2000. 
Os desdobramentos dessa conjuntura particular têm afetado intensamente a vida cotidiana do país, como vem ficando claro especialmente a partir da reeleição de Dilma Rousseff, em 2014.
Ao longo dos anos de governos petistas (governos Lula e governos Dilma), houve um conjunto de complexas mudanças na política brasileira, de modo a formar a base das questões que pretendemos explorar no dossiê em questão. 
Dentre tais mudanças, podemos citar, por exemplo, a expansão no sistema universitário brasileiro, as consequências de dois megaeventos do esporte internacional ocorridos em solo brasileiro, além da implementação de políticas públicas de benefícios sociais e de transferência de renda.
Com uma proposta interdisciplinareste dossiê será dedicado ao estudo das questões que possam contribuir para o avanço da compreensão, do significado e dos impactos que tiveram os quatorze anos de governos petistas. 
Espera-se artigos, ensaios e entrevistas que analisem as dimensões sociais, políticas e culturais envolvidas neste ciclo de governos de forma crítica. Neste sentido, espera-se analisar o ciclo do PT de diversas óticas, com reflexões sobre seus resultados, possibilidades e desvios, bem como por seus modos de constituição, emergência e contradições. Desta forma, o dossiê pretende contribuir com as análises das Ciências Sociais sobre as primeiras décadas do século XXI no Brasil.
 
***
 
Os artigos completos devem ser submetidos exclusivamente por meio de nossa plataforma OJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário