PUBLICADO EM 09-02-2019
Karl Kautsky
1854-1938
O que negamos é apenas a possibilidade de um partido operário formar, em tempo normal, com os partidos burgueses, um governo ou um partido de governo, sem cair, por isso, em contradições insuperáveis que o farão, sem dúvida, fracassar. [...]
Um partido proletário em um governo de coalizão burguesa, far-se-á sempre cúmplice dos atos de repressão dirigidos contra a classe operária; atrairá para si o desprezo do proletariado, enquanto que a sujeição resultante da desconfiança de seus colegas burgueses o impedirá sempre de exercer uma atividade frutífera.
Nenhum regime semelhante pode aumentar as forças do proletariado - ao que não se prestaria nenhum partido burguês - e só pode comprometer o partido proletário, confundir e dividir a classe operária.
Nasceu em Praga em uma família de artistas judeus de classe média. O pai, Johann Kautsky era pintor e a mãe, Minna Jaich Kautsky, uma novelista e artista cujas novelas eram admiradas por Engels. Influenciado por Eduard Bernstein tornou-se marxista.
Foi um dos teóricos mais conhecidos da Segunda Internacional e até 1914 era considerado por muitos socialistas como uma verdadeira autoridade em Marxismo.
Fundou, em 1883, o periódico "Die Neue Zeit" tendo sido seu editor até 1917. Publicação que exerceu enorme influência intelectual nos círculos socialistas alemães e internacionais.
MAIS: AQUI
A QUESTÃO AGRÁRIA - AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário