terça-feira, 12 de março de 2019

O capital e suas metamorfoses

PUBLICADO EM 12-03-2019

Resenha do livro de LUIZ GONZAGA BELLUZZO:

 Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, desenvolve uma análise mais marxista que keynesiana sobre as metamorfoses do capital, leitura a partir de Marx que destacaremos aqui, praticamente ignorando Keynes e demais referências presentes nos cinco ensaios sobre economia política, a natureza opressiva do capitalismo, geração de valor e transformações recentes que levam às portas da barbárie. 

O estudo inicia pelo jovem Marx “ultrarrepublicano”, “apóstolo da autonomia individual” e “denodado defensor da liberdade de imprensa” (p.15-18). Embora opere com a distinção entre jovem Marx e Marx da maturidade, ao autor não parece interessar a ideia de ruptura entre um e outro (Lukács é referência na análise). 

Por certo, o Marx da maturidade ocupa bem mais espaço na economia, inclusive na abordagem da incompatibilidade entre o regime do capital e as promessas de liberdade modernas (p.21). 

Belluzzo salienta que o objetivo de Marx nunca foi fazer uma simples tipologia dos modos de produção, e sim demonstrar a especificidade do modo de produção capitalista: “uma separação entre o político e o econômico de tal modo que a propriedade atinge uma ‘natureza’ puramente econômica, diferente, portanto, do conteúdo que assume nos demais modos de produção” (p.73).

Nenhum comentário:

Postar um comentário