terça-feira, 28 de maio de 2019

Relatório de Economia Bancária - 2018

PUBLICADO EM 28/05/2019

Introdução

O Relatório de Economia Bancária (REB) trata de um amplo espectro de questões atinentes ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e às relações entre instituições e seus clientes.

O Relatório de Economia Bancária (REB) em seu formato ampliado, iniciado na edição passada, trata de um amplo espectro de questões atinentes ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e às relações entre instituições e seus clientes. Neste ano, o REB está constituído por sete capítulos. 

No Capítulo 1, analisa-se a evolução do crédito no SFN, sob diferentes aspectos, e apresentam-se os resultados da Pesquisa Trimestral sobre Condições de Crédito (PTC) e as projeções para o mercado de crédito. 

No Capítulo 2, examinam-se a composição e a evolução das captações do sistema financeiro. 

No Capítulo 3, apresenta-se a decomposição do Indicador de Condições do Crédito (ICC) e do seu spread em termos de seus fatores determinantes: custo de captação, inadimplência, despesas administrativas, tributos e Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e margem financeira do ICC. Nesta edição, são apresentadas também as decomposições por origem do recurso (livre e direcionado) e por tipo do tomador (pessoas físicas e jurídicas). 

O Capítulo 4 trata de um novo tema no REB, que são os produtos cambiais oferecidos pelo SFN. 

No Capítulo 5, analisa-se a rentabilidade das instituições financeiras e os seus principais fatores, além de apresentar as margens de crédito por subgrupo de categoria. 

No Capítulo 6, examina-se a evolução de indicadores de concentração e de concorrência no SFN e as ntechs no setor. 

No Capítulo 7, divulgam-se as ações realizadas no contexto da Agenda BC+. Adicionalmente, o REB traz um conjunto de boxes voltados a temas específicos do SFN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário