terça-feira, 24 de setembro de 2019

Índices de sustentabilidade municipal

Índices de sustentabilidade municipal: o desafio de mensurar

Resumo

Este artigo apresenta metodologia de construção de índices de sustentabilidade local e a aplica para os municípios da região da bacia do rio Piracicaba (MG). 

A proposta metodológica apresentada combina medidas de qualidade do sistema ambiental microrregional; qualidade de
vida no espaço urbano; pressão exercida pelas atividades antrópicas sobre as bases de reprodução no espaço e sobre o sistema ambiental microrregional; capacidade política e institucional de intervenção local. 

O rio e sua bacia hidrográfica são tomados como parâmetro
principal de espacialização, integração e compatibilização de indicadores construídos com base em metodologias e visões disciplinares distintas. 

Localizada na bacia do Médio Rio Doce, a bacia do Piracicaba encontra-se na área de influência do Parque Estadual do Rio Doce. Possui um conjunto expressivo de atividades econômicas (siderurgia, celulose e mineração de ferro) com alto grau de impactos antrópicos, expressiva concentração urbana e massivos reflorestamentos por monocultura de eucaliptos (carvão vegetal e celulose).

Palavras-chave: índices e indicadores, desenvolvimento sustentável,qualidade de vida, qualidade ambiental, capacidade político-institucional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário