Nem tudo que reluz é ouro: desmistificando a interface entre o novo paradigma do desenvolvimento e o novo urbano
Resumo
O presente estudo teve como objetivo, a partir de uma análise teórica e de revisão bibliográfica, compreender a essência da interface entre o novo paradigma de desenvolvimento (com ênfase no local) e o novo urbano, este que, está alicerçado no conceito de cidade-mercadoria.
Desse modo, também buscou-se compreender as principais consequências socioambientais desse novo urbano espetacularizado.
Conclui-se que o desenvolvimento local e a cidade-mercadoria são categorias aparentemente congruentes, mas, na essência, são incongruentes. Enquanto, o desenvolvimento local está alicerçado no conceito de fomentar as potencialidades locais e a segunda categoria se baseia na “importação” de modelos e a construção de imagens-sínteses, destruindo a diversidade própria das cidades. Ademais, vimos que a espetaculização das cidades se apresenta como um dos modelos de cidade-mercadoria, onde são poucos os que se beneficiam com a reestruturação urbana do espetáculo.
Palavras-chave
Desenvolvimento Local; Urbano; Cidade-Mercadoria; Espetacularização das cidades; Imagens-sínteses
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