CULTURA DE CONSUMO UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM SITUAÇÃO DE POBREZA
- Mayara Muniz de Oliveira
- Mariana Ferreira Pessoa
- Francisca Rozângela Lopes de Sousa
Pobreza, Comportamento do consumidor, Cultura de consumo.
A pobreza indica um estado de carência e privação vivenciado por pessoas e famílias que compromete os recursos necessários a uma vida digna. Crianças que vivenciam um contexto de pobreza sofrem restrições de consumo material e vivem em famílias onde o consumo se resume às necessidades indispensáveis à sobrevivência. Frente ao contexto, o objetivo dessa pesquisa é caracterizar o comportamento de consumo de pessoas em situação de pobreza. Quanto aos aspectos metodológicos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e teórica. Na discussão teórica foram abordados aspectos relacionados à pobreza, à cultura de consumo e ao comportamento de pessoas em situação de pobreza. A pesquisa identificou que pessoas pobres tem aspectos de consumo e privações que moldam seu comportamento e sua vida em sociedade. As privações vivenciadas estão relacionadas à saúde, educação, habitação e alimentação. Em decorrência das privações de consumo, essas pessoas sofrem implicações emocionais e sociais, caracterizada como o sentimento de tristeza, vergonha, humilhação, raiva e ainda, exclusão de grupos. Como forma de enfrentamento das privações elas desempenham estratégias de enfrentamento emocionais e comportamentais, como: idealização de situações de consumo prazerosas, roubo e furtos.
TRABALHO COMPLETO: AQUI
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