sexta-feira, 3 de junho de 2022

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL PARANAENSE: UMA ABORDAGEM ESPACIAL PARA A DÉCADA DE 2000

Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento municipal paranaense, nos anos de 2000, 2005 e 2010, e verificar a presença de autocorrelação espacial e a formação de clusters de desenvolvimento entre os seus municípios. 

Como indicador de desenvolvimento foi utilizado o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM, considerando: o índice agregado e os sub-índices Emprego & Renda, Educação e Saúde. Realizou-se a análise estatística descritiva da evolução do IFDM e a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) para verificar a existência de correlação espacial e de clusters de cidades desenvolvidas e não desenvolvidas. 

O presente estudo permite concluir que o desenvolvimento dos municípios paranaenses apresentou melhora para o Estado e para a maioria dos municípios, tanto para o índice geral como para os sub-índices de Emprego & Renda, Educação e Saúde. 

No que tange à análise espacial dos dados constatou-se que existe autocorrelação espacial e ela é positiva para todos os anos estudados. Nos três anos analisados, os clusters de desenvolvimento se distribuíram basicamente em três mesorregiões: Norte Central, Oeste, e Metropolitana de Curitiba. Os clusters de subdesenvolvimento se distribuíram na região central e leste do estado.

Palavras-chave: IFDM; desenvolvimento; Análise Espacial; Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário