Devido à população rural brasileira possuir características heterogêneas de caráter social, técnico e regional se faz necessário conhecer como está distribuído o desenvolvimento rural no Brasil. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é analisar o desenvolvimento rural nas microrregiões brasileiras, inserido no contexto multidimensional do desenvolvimento rural.
Usando a técnica da estatística multivariada, mais especificamente, a análise fatorial, elabora-se um indicador sintético, o Índice de Desenvolvimento Rural para as 558 microrregiões brasileiras. Através da análise fatorial foram extraídos 6 fatores e a partir destes fatores, pôde-se construir o Índice de Desenvolvimento Rural, através do cálculo da média ponderada dos fatores pertencentes a cada observação. A partir do indicador sintético, analisa-se o comportamento de cada fator, tendo como base os escorres fatoriais calculados, para as 558 microrregiões.
Os resultados apontam um desenvolvimento rural bastante heterogêneo nas microrregiões, e que o processo de desenvolvimento rural vai além da análise do crescimento econômico medido pelo produto e renda per capita, pois foram encontrados fatores relacionados ao bem estar dos domicílios rurais, o meio ambiente, o sistema educacional entre outros.
AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário