sexta-feira, 13 de março de 2020

A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DA PECUÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE

A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DA PECUÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA SERTÃO DO APODI

IENILTON ALVES GURGEL, Emanoel Márcio Nunes

Resumo




O objetivo é analisar a importância da cadeia do leite para o desenvolvimento e dinamização do Território Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. 

Como metodologia foram utilizados elementos da estatística descritiva com dados secundários, mas os resultados são de dados primários de uma ampla pesquisa de campo realizada em 2016 nos dezessete municípios que constituem o território. 

A pesquisa mostrou que a maioria dos produtores de leite possui estrutura fundiária limitada e os recursos tecnológicos empregados são tradicionais e de baixo custo, sem inovações capazes de agregar maiores rendimentos à produção. 

Sua organização coletiva ainda é tímida e a grande maioria não dispõe dos serviços de assistência técnica, não acessou crédito e o mercado informal é o principal destino da produção do leite. Contudo, o volume de leite produzido, apesar dos sucessivos anos de seca é expressivo e a produtividade das matrizes supera a média do Nordeste. 

Por fim, conclui-se que a cadeia do leite, apesar das fortes limitações naturais, estruturais e políticas, necessita da ajuda do Estado e se revela uma das principais no processo de dinamização socioeconômica do Território Sertão do Apodi.

Palavras-chave




Bovinocultura; atividade leiteira; dinamização econômica; território.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário