Vulnerabilidade social no Brasil: Conceitos, métodos
e primeiros resultados para municípios e regiões
metropolitanas brasileiras
SINOPSE
O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e o Atlas da Vulnerabilidade Social (AVS) dos municípios e regiões metropolitanas brasileiras surgiram de um esforço de seleção, desenvolvimento e georreferenciamento de indicadores que pudessem revelar condições de vulnerabilidade social nas diversas escalas do território brasileiro.
Tais condições podem estar presentes a partir de diversos fatores envoltos na temática social, como os contextos de trabalho e renda, educação e saúde, condições de transporte, habitação e saneamento.
O IVS é um índice sintético construído com base em indicadores que expressam fragilidades sociais a partir desses fatores. Este texto apresenta o processo de criação do IVS ao considerar seus aspectos e limitações conceituais, metodológicas e estatísticas.
Após essa apresentação, o trabalho traz uma análise dos resultados do IVS, suas dimensões e indicadores para 2000 e 2010, de modo a traçar as condições de vulnerabilidade social no território brasileiro e exemplificar formas de análise dos dados disponíveis no AVS.
Palavras-chave: vulnerabilidade social; índice sintético; Brasil; políticas públicas; desenvolvimento regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário